Fundação Anne Sullivan
Erro
  • JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 922

Fundação Anne Sullivan

FUNDAÇÃO MUNICIPAL ANNE SULLIVAN

A Fundação Municipal Anne Sullivan – FUMAS, fundada em 15 de setembro de 1977, pioneira na América Latina no atendimento em surdocegueira, gradativamente ampliou seus serviços com o atendimento a educandos com surdez. Em 1998, a fim de atender as mudanças legislativas da época, a Escola mantida pela FUMAS passou a se chamar Escola de Educação Básica "Anne Sullivan", mais uma vez ampliando seus serviços, passou a atender educandos com autismo (transtorno do espectro do autismo) e paralisia cerebral.

Com a corrente mundial da inclusão da pessoa com deficiência, em 2009, e com o apoio da Secretaria de Educação - SEEDUC, a Fundação "Anne Sullivan" passa a ser responsável pelo Programa de Inclusão Educacional no município, visando atender os educandos com deficiências, transtorno global do desenvolvimento e superdotação/altas habilidades, que estivessem matriculadas na rede municipal, dando suporte a essas escolas. Ao longo desse ano, a Fundação realizou um levantamento cadastral dos educandos com necessidades educacionais especiais matriculados na rede, bem como iniciou orientação quanto à implantação das salas de recursos. No mesmo ano, encaminhou para a rede regular, com supervisão e acompanhamento diário da equipe, os educandos surdos do ensino fundamental II, com disponibilidade de profissionais da FUMAS atuando na própria escola como intérpretes, sob a coordenação de profissionais também da FUMAS. No contraturno os educandos frequentavam o Atendimento Educacional Especializado na escola Anne Sullivan, e no ano de 2010 o contraturno já era realizado na própria escola com profissionais da Fundação. Concomitante a esse programa inclusivo, foi oferecido aos profissionais da escola, cursos de LIBRAS no próprio ambiente inclusivo, com professor especializado. Paralelo ao suporte inclusivo aos surdos, ocorria a atuação dos profissionais da FUMAS, com visitas às escolas, acompanhando e orientando os professores da rede regular desde a Educação Infantil ao Ensino Médio e EJA, que possuíam em suas classes, educandos com Deficiências, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Superdotação/Altas Habilidades.

Em 2012 com ingresso das Professoras Especialistas em Inclusão, a FUMAS organizou e executou cursos de formação com orientações para a atuação desses profissionais na rede regular, com supervisão e acompanhamento da Equipe de Inclusão desta Fundação.
A Equipe Técnica da FUMAS atende, desde 1997, educandos com surdez, surdocegueira, autismo (transtorno do espectro do autismo), paralisia cerebral e síndromes, transtorno global do desenvolvimento como também, atendia os educandos com dificuldades e transtornos de aprendizagem da rede regular de ensino em inclusão escolar. Essa equipe realiza desde o processo de triagem até encaminhamentos médicos, quando necessários, e propicia, após estudo de caso, a orientação quanto à avaliação funcional de cada educando que necessitar. Após, é oferecido atendimentos em Psicologia, Psicopedagogia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Hidroterapia e Orientação à Família.
Atualmente, a Equipe Técnica da FUMAS se dedica ao atendimento terapêutico nas áreas acima citadas, dos educandos da E.E.B. "Anne Sullivan" e os educandos com deficiências (Surdocegueira, Surdez, Transtorno do Espectro do Autismo, Paralisia Cerebral e outras síndromes) matriculados na rede.

Ao longo dos anos, e frente ao processo de Educação Inclusiva, oferecemos o Atendimento Educacional Especializado, no contraturno, para os educandos com deficiências matriculados na rede regular e que necessitam de apoio inclusivo.

Gradativamente, a Fundação Municipal "Anne Sullivan" amplia seus atendimentos, para, cada vez mais, efetivar eficiência na atenção aos educandos do município.



E-mail: fumas@saocaetanodosul.sp.gov.br
Fones: 4220-3546/4220-3286/4220-3638 Fax:42206194
Al. Conde de Porto Alegre, 820 – B. Santa Maria – SCSul – SP – CEP 09560-000

Compartilhe: