Prefeitura Municipal de Sao Caetano do Sul Home - Página Inicial Busca Fale com a Prefeitura
Home Busca Avaçada Fale com a Prefeitura
Secretarias:

Busca
busca avançada

Valid XHTML 1.0 Transitional

seta home noticias Notícias icone icone

Bibliotecas

Duas bibliotecas municipais de São Caetano do Sul, Paul Harris, no Bairro Centro, e Dona Ester Mesquita, no Bairro Boa Vista, oferecem serviços gratuitos de pesquisa e cultura para alunos da rede de ensino e para a população da cidade. A elas se juntou em 2007 à Banca do Saber, no Bosque do Povo (Bairro São José), que também empresta livros de diversos gêneros, para leitores de todas as idades.

Além de um local para pesquisas literárias e didáticas, a Biblioteca Municipal Paul Harris dispõe de infra-estrutura moderna e dinâmica para oferecer atividades culturais a crianças e jovens estudantes e adultos moradores da cidade e também a educadores.

Cerca de 10 mil pessoas visitam a biblioteca mensalmente e têm a oportunidade de navegar na internet, assistir aos documentários educativos e informativos, pesquisar, ler ou participar de eventos culturais.

A biblioteca, que em 2004 comemorou 50 anos, já funcionou no Espaço Vitória, nos anos 50, depois no prédio da Câmara Municipal e, desde abril de 2002, está na sede atual, no Bairro Santa Paula.

Funciona num prédio de dois andares. No térreo, está a hemeroteca (arquivo com recortes de jornais e revistas para pesquisas), com mais de 40 mil títulos, um auditório para 55 pessoas que pode receber videoconferências, fóruns, debates e palestras, e as prateleiras com a coleção de livros. No mezanino, estão as cinco cabines com televisores e vídeos e uma coleção de 350 documentários à disposição dos usuários, 11 computadores conectados à internet – destinados a pesquisas educacionais –, mesas para trabalhos escolares, individuais ou em grupo, salas para leitura de jornais e cabines de estudo.

No mezanino também fica o Processamento Técnico – o material que chega à biblioteca é tratado física (reformado) e tecnicamente (catalogado), antes de ir para as prateleiras. Todo o material é separado de acordo com normas internacionais, dispostas na Classificação Decimal Dewey (CDD), na tabela PHA de classificação de autores, e no Sistema Anglo-Americano de Código de Classificação (AACR2). A disposição das obras é universal – o mesmo critério é adotado em Paris ou em São Caetano.

O acervo é diversificado, composto por mais de 30 mil obras, assinatura de cerca de 30 revistas e 10 jornais diários, além de coleções, atlas e enciclopédias. Por se tratar de uma biblioteca pública, o trabalho abrange todas as áreas do conhecimento. São títulos que vão dos best sellers aos clássicos da literatura, dos livros pedagógicos aos gibis. De acordo com as necessidades, a atualização do acervo é incrementada, a partir de pesquisas das obras mais vendidas e visitas a bienais e feiras de livros. As obras também chegam à biblioteca por meio do livro de sugestões de compras para os usuários, pesquisa em catálogos de editoras e doações.

Em visitas monitoradas, os usuários podem saber detalhes sobre os serviços oferecidos e como utilizá-los. Um total de 25 profissionais capacitados, entre professores, pedagogos, educadores e monitores, auxiliam os visitantes. A Biblioteca Paul Harris também é utilizada como espaço cultural, promovendo atividades como lançamento de livros, encontro com escritores, exposições e oficinas educacionais.

O público mais assíduo é formado por estudantes e os serviços mais procurados são as pesquisas para trabalhos escolares, além da leitura. Apesar de ser disponível apenas para os sócios, o empréstimo de livros é outro serviço solicitado. Os interessados em fazer o cadastro devem ir à biblioteca levando RG e comprovante de residência em São Caetano.

A Biblioteca Paul Harris funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas.

A Biblioteca Municipal Dona Esther Mesquita, do Bairro Boa Vista, é outra opção de pesquisa, para alunos. Possui 13 mil livros e hemeroteca com nove mil recortes. Possui 16 mil associados (2004). Em 2006, foram emprestados 7.936 livros. Possui mesas para estudos, leitura e realização de trabalhos escolares.


Biblioteca Municipal Paul Harris
Avenida Dr. Augusto de Toledo, 255 – Bairro Santa Paula – Tel.: 4229-0245
09541-520 – São Caetano do Sul
De segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas


Biblioteca Municipal Dona Esther Mesquita
Rua Boa Vista, 150 – Bairro Boa Vista – Tel.: 4238-0524
09572-300 – São Caetano do Sul
De segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas

Banca do Saber
Bosque do Povo
Estrada das Lágrimas, 320 – Bairro São José – São Caetano do Sul
De terça a sexta-feira, das 8h às 18 horas.