Prefeitura Municipal de Sao Caetano do Sul Home - Página Inicial Busca Fale com a Prefeitura
Home Busca Avaçada Fale com a Prefeitura
Secretarias:

Busca
busca avançada

Valid XHTML 1.0 Transitional

seta home noticias Notícias icone icone

Castração animal

São Caetano do Sul deu mais um importante passo em relação à causa animal. Isso porque o município realizou um Censo Animal na cidade, a partir de pesquisas com as famílias cadastradas em programas sociais da Prefeitura, para realizar a castração gratuita de cães e gatos. A medida objetiva detectar as residências que possuam animais e verificar a quantidade e características para que seja realizado o procedimento. Os animais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e os encaminhados pelas ONGs de proteção animal da cidade também serão castrados a partir da iniciativa. 

O Bairro São José será o primeiro a contar com a ação. “Escolhemos este bairro porque é o local onde a pesquisa apontou mais domicílios com numerosos animais”, destaca a assessora Especial de Coordenação da Ação Social da Prefeitura.

Para que a medida tome ainda mais força, a equipe do Programa Saúde da Família (PSF) da cidade também está agindo na divulgação da iniciativa. Os profissionais visitam as residências para explanar sobre a ação, informando sobre a importância da posse responsável e do bem-estar dos animais.

A secretária de Assistência e Inclusão Social (Seais) da Prefeitura, ressalta a importância da iniciativa. “É uma forma justa de auxiliar, de mais uma maneira, a inclusão das pessoas que estão inseridas nos programas sociais que a Prefeitura oferece.”

A Coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses explica a ação. “Por meio de inscrição, os moradores, primeiramente do Bairro São José, que atenderem aos critérios estipulados chegarão até o CCZ e nós encaminharemos para a castração cirúrgica”, enfatiza.

Outras ações – A Prefeitura de São Caetano realiza diversas ações voltadas à causa animal, como a campanha permanente de adoção de animais no Centro de Controle de Zoonoses (Rua Justino Paixão, 141, no Bairro Mauá). Para os interessados, o horário de atendimento do local é de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. Para adoção é necessário ter mais de 18 anos, levar RG, comprovante de residência e assinar o Termo de Posse Responsável. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4231-3938.

Além disso, a população tem acesso, no site da Administração municipal, a um hotsite que contém fotos e características dos animais que estão abrigados no Centro de Controle de Zoonoses da cidade, prontos para serem adotados - todos já receberam as vacinas polivalentes e antirrábica, além da vermifugação (http://www.saocaetanodosul.sp.gov.br/adocaodeanimais/).

A cidade conta também com uma Unidade Móvel de Ações Veterinárias - "Pet Bus" – o equipamento, que está semanalmente em diversos pontos da cidade, objetiva promover ações como vacinação antirrábica, fornecer orientações, além de estimular a posse responsável de animais.

O Centro de Controle de Zoonoses de São Caetano vem realizando, em parceria com as ONGs Nipa, Arca de Noé, e APASCS, ambas de proteção animal, feiras de adoção – os animais que se encontram no local são doados já chipados (com identificação) para prevenir o abandono e os maus-tratos.

A próxima Feira de Adoção Animal ocorre no dia 23 de outubro, das 10 às 16 horas, na sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura, localizada na Rua Justino Paixão, 141, no Bairro Mauá.

Da Redação