Prefeitura Municipal de Sao Caetano do Sul Home - Página Inicial Busca Fale com a Prefeitura
Home Busca Avaçada Fale com a Prefeitura
Secretarias:

Busca
busca avançada

Valid XHTML 1.0 Transitional

seta home noticias Notícias icone icone

Cecape é entregue aos educadores e moradores de São Caetano

Alexandre Costa
da Redação

Os educadores de São Caetano do Sul ganharam na noite desta segunda-feira (7/11) um presente mais do que especial: o Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação (Cecape) Dra. Zilda Arns, localizado na Rua Tapajós, 300, no Bairro Barcelona. A Prefeitura investiu mais de R$ 12 milhões na construção do espaço, que não será dedicado apenas aos professores, mas também a todas as pessoas que trabalham pela qualidade do ensino na cidade – como os auxiliares de primeira infância, merendeiras, serventes, inspetores de alunos e diretoras, entre outros profissionais.
 
O prefeito de São Caetano falou sobre o grande número de inaugurações importantes realizadas pela Administração. “Nos últimos dias entregamos o Hospital Dia (Amare), a UBS João L. P. Bonaparte (no Bairro Santa Paula) e agora o Cecape. Este momento representa bem os investimentos realizados nos dois segmentos que nós decidimos privilegiar no meu governo, que são a Saúde e a Educação”, destacou. “Me sinto muito feliz ao entregar o Cecape Dra. Zilda Arns. Ainda temos muito a conquistar na Educação, mas em São Caetano estamos no caminho certo, valorizando os educadores.” 
 
O chefe do Executivo lembrou que o investimento em Educação, na formação cultural sólida dos jovens, é “o único vetor que permite a verdadeira mobilidade social”, garantindo às famílias uma melhora econômica e em sua qualidade de vida. “Só com Educação de qualidade teremos uma sociedade melhor, mais justa e solidária. E isso só é possível com educadores bem qualificados, motivados e bem remunerados. Nós buscamos atender isso em São Caetano, inclusive dando um espaço especial para os profissionais da Educação no primeiro Plano de Cargos e Salários da história da cidade.”
 
A Assessora Especial de Coordenação Social da Prefeitura saudou todos os educadores de São Caetano e festejou a entrega do novo equipamento público da cidade. “O Cecape vai capacitar os profissionais da Educação sancaetanense, permitindo que nossa rede municipal ofereça um ensino de ainda mais qualidade para nossos filhos e netos. A Educação é o único caminho para o desenvolvimento do nosso País.”
 
Estrutura – O Cecape possui aproximadamente 5 mil metros quadrados de área construída, dividido em dois blocos separados por um grande e arborizado jardim. O espaço terá um papel central na valorização dos educadores sancaetanenses, pois vai concentrar as atividades de formação – um trabalho permanente realizado pela Secretaria Municipal da Educação (Seeduc) para garantir a qualidade do ensino em todas as nossas escolas. A cada ano, a rede sancaetanense de ensino promove cerca de 6 mil horas de formação, com ações como a elaboração curricular, criação compartilhada com os professores de materiais de apoio à prática pedagógica, palestras, cursos, oficinas, congressos, simpósios e grupos de trabalho, entre outras.
 
“Este será um local para o estudo e a troca de experiências entre todos os educadores das redes municipal, estadual e particular”, explicou a secretária municipal da Educação de São Caetano. Além das atividades do dia-a-dia da capacitação sancaetanense, o Centro de Formação conta com um amplo auditório para eventos; biblioteca; área de exposição; salas multimídia; espaço para oficinas de artes; área de convivência; e computadores com acesso à Internet para uso dos educadores.
 
A secretária ressaltou que “o Cecape será o ponto de encontro dos profissionais da Educação de São Caetano. Aqui eles vão se aperfeiçoar, participar de cursos e também reforçar a integração com os colegas de outras escolas de nossa rede. Os estudantes da cidade só têm a ganhar com mais esta obra da Prefeitura.”
 
Homenagem – O Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação de São Caetano recebeu o nome da médica pediatra e sanitarista Zilda Arns Neumann, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança. Dedicou a vida aos mais humildes, implantando em comunidades carentes de todo o Brasil ações para a redução da mortalidade infantil como a atenção à saúde da gestante, o aleitamento materno, a vacinação, o soro caseiro e o controle do peso – trabalho que salvou incontáveis vidas de crianças que, graças a isso, escaparam da desnutrição.
 
Zilda Arns morreu tragicamente no terremoto que devastou o Haiti no dia 12 de janeiro de 2010. A médica estava no País mais pobre das Américas divulgando sua mensagem de luta por uma sociedade mais justa e fraterna. “A Dra. Zilda Arns, como médica, levava consigo seu maior legado: ensinar de forma simples e humilde o amor às crianças, dedicando-se a salvar a vida destas crianças. Esta homenagem é mais do que justa”, afirmou o prefeito de São Caetano.

O bispo Dom Nelson Westrup, da Diocese de Santo André, abençoou o Cecape Dra. Zilda Arns e lembrou as últimas palavras da homenageada. “A construção da paz começa no coração das pessoas e tem seu fundamento no amor, que tem suas raízes na gestação e na primeira infância, e se transforma em fraternidade e responsabilidade social”, destacou Dom Nelson, citando a médica sanitarista.
 
“Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos significa trabalhar pela inclusão social, fruto da Justiça. Significa não ter preconceitos, aplicar nossos melhores talentos em favor da vida plena, prioritariamente daqueles que mais necessitam”, completou o bispo, lembrando as palavras da Dra. Zilda Arns.

(08/11/11)