Prefeitura Municipal de Sao Caetano do Sul Home - Página Inicial Busca Fale com a Prefeitura
Home Busca Avaçada Fale com a Prefeitura
Secretarias:

Busca
busca avançada

Valid XHTML 1.0 Transitional

seta home noticias Notícias icone icone

São Caetano terá Dia de Sensibilização da Doença Falciforme nesta sexta-feira

Da Redação

A Secretaria de Saúde (Sesaud) da Prefeitura de São Caetano do Sul, em parceria com o Conselho Municipal da Comunidade Negra (Conescs), promove nesta sexta-feira (25/11), em dois horários, eventos em virtude do Dia de Sensibilização da Doença Falciforme.

No Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação (Cecape) Dra. Zilda Arns, localizado na Rua Tapajós, 300, no Bairro Barcelona, às 11 horas, a médica hematologista da Sesaud Gisele Landau ministrará a coordenadores pedagógicos e diretores das escolas da Rede Municipal de Educação temas a respeito da doença falciforme e de sua prevenção.

Já às 16 horas, o encontro será na Semef (Rua José Benedetti, 550, Bairro Cerâmica). Nele, o médico Cristiano Gomes, coordenador do Centro de Triagem Neonatal da cidade, conversará com agentes comunitários do Programa Saúde da Família (PSF), integrantes dos Conselhos de Saúde dos Bairros de São Caetano, profissionais da Saúde, membros do Conescs e convidados, a respeito dos temas referentes à doença falciforme em crianças.

“É função do Conescs trazer assuntos sobre prevenção”, explica a médica Mara Cristiane Pereira Wetter, presidente do Conselho. “Será um evento de aprendizado e de olhares para as possíveis suspeitas da doença, assim como de seu tratamento.”

Doença Falciforme – A doença falciforme é uma das doenças genéticas mais comuns no mundo, causada pela mutação no gene que produz a hemoglobina. Essa mutação teve origem no continente africano e pode ser encontrada nas populações de várias partes do mundo. No Brasil, devido ao grande contingente de população com ascendência africana, a doença falciforme faz parte de um grupo de doenças e agravos relevantes que afetam a população negra.

(22/11/11)