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Prefeitura abre concurso para contratação de 56 professores

Alexandre Costa
da Redação


A Secretaria Municipal da Educação de São Caetano do Sul abriu nesta segunda-feira (4/3) inscrições para concurso público para a contratação emergencial, por tempo determinado até 31 de dezembro de 2013, de 56 professores para a rede de ensino da cidade. As vagas são para professor de Administração, Artes, Contabilidade, Filosofia, Geografia, Informática, Inglês, Matemática, Música e Português.

As inscrições devem ser realizadas até quarta-feira (6/3), no Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação (Cecape) Dra. Zilda Arns – Rua Tapajós, 300, Bairro Barcelona –, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. A prova de seleção será realizada neste domingo (10/3), na Escola Municipal de Ensino (EME) Profª Alcina Dantas Feijão, localizada na Rua Capivari, nº 500, Bairro Mauá, das 9 às 11h30.
 
Os documentos necessários para inscrição são: ficha de inscrição (distribuída no local da inscrição) e cópia do Comprovante de Escolaridade (histórico e/ou diploma), conforme requisitado na tabela de funções. Somente será permitido ao candidato inscrever-se em um cargo. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 4224-4726.

Confira abaixo o edital completo:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL

EDITAL 02/2013 – PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO EMERGENCIAL POR PRAZO DETERMINADO ATÉ 31/12/13.

O Secretário Municipal da Educação, no uso das atribuições que lhe confere a Lei, torna pública a abertura de inscrição de candidatos, para participação de processo seletivo edital 02/2013, para contratação por prazo determinado até 31/12/13, nas funções de Professor de Administração, Professor de Contabilidade, Professor de Filosofia, Professor de Geografia, Professor de Informática, Professor de Inglês, Professor de Matemática, Professor de Música, Professor de Português.

Funções Escolaridade Carga Horária N° de Vagas Salário
Professor Nível II – Administração Nível Universitário com Licenciatura Plena na área horas/aulas 04 R$ 8,76
hora/aula
Professor Nível II – Artes Nível Universitário com Licenciatura Plena em Artes horas/aulas 02 R$ 8,76
hora/aula
Professor Nível II – Contabilidade Nível Universitário com Licenciatura Plena na área horas/aulas 03 R$ 8,76
hora/aula
Professor Nível II – Filosofia Nível Universitário com Licenciatura Plena em Filosofia horas/aulas 02 R$ 8,76
hora/aula
Professor Nível II – Geografia Nível Universitário com Licenciatura Plena em Geografia horas/aulas 09 R$ 8,76
hora/aula
Professor Nível II – Informática Nível Universitário com Licenciatura Plena na área horas/aulas 08 R$ 8,76
hora/aula
Professor Nível II – Inglês Nível Universitário – Graduação em Letras com Licenciatura Plena em Língua Inglesa horas/aulas 06 R$ 8,76
hora/aula
Professor Nível II – Matemática Nível Universitário com Licenciatura Plena em Matemática horas/aulas 10 R$ 8,76
hora/aula
Professor Nível II – Música Nível Universitário com Licenciatura Plena em Música ou Licenciatura Plena em Educação Física com Especialização (Pós-Graduação) em Música ou Licenciatura Plena em Arte com Especialização (Pós-Graduação) em Música horas/aulas 02 R$ 8,76
hora/aula
Professor Nível II – Português Nível Universitário – Graduação em Letras com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa horas/aulas 10 R$ 8,76
hora/aula

I. Descrição Básica das Atribuições das Funções

Professores Nível II – Administração, Artes, Contabilidade, Filosofia, Geografia, Informática, Inglês, Matemática, Música e Português:

Organizar os programas de cursos, disciplinas e ministrar aulas em conformidade com as diretrizes educacionais e com a clientela, respeitando as diferentes faixas etárias, definindo o Plano de Ensino em conjunto com a equipe da escola; participar da elaboração da proposta pedagógica da escola, construída em conjunto com a equipe escolar; elaborar e cumprir o Plano de Ensino, segundo os indicadores de desempenho escolar, da proposta pedagógica da escola, das diretrizes definidas pelos órgãos competentes; preparar aulas de forma a selecionar, em diversas fontes, o conteúdo estabelecido no plano de ensino, favorecendo a integração teoria e prática; ministrar aulas teóricas e práticas, individuais ou coletivas, em sala de aula ou laboratórios, utilizando metodologias de ensino diferenciadas que possibilitem abordagens interdisciplinares e contextualizadas e utilizando adequadamente os ambientes e materiais pedagógicos, equipamentos e recursos tecnológicos a serviço da aprendizagem; avaliar os alunos, levando em conta o progresso do desempenho escolar, buscando continuamente sanar as lacunas da aprendizagem através de processos de reforço e de recuperação que promovam avanços significativos na aprendizagem; participar de reuniões pedagógicas e administrativas com a Coordenação de Área, colaborando na elaboração do projeto pedagógico e na discussão das diretrizes a serem adotadas na escola, bem como de atividades extracurriculares pertinentes ao trabalho docente; efetuar registros burocráticos relativos à escola, tais como frequência e notas dos alunos, registro da matéria dada, e outros; propor e organizar eventos acadêmicos e atividades sociais, culturais e pedagógicas, bem como espetáculos com a apresentação dos alunos, tratando de todos os aspectos técnicos juntamente com o Coordenador de Eventos; executar outras atividades correlatas, na sua área de atuação.

 
II. Conteúdo Programático

Professor Nível II – Administração, Artes, Contabilidade, Filosofia, Geografia, Informática, Inglês, Matemática, Música e Português:

Prova Objetiva de Conhecimentos Específicos

Prof. Nível II – Administração
1. Composto Mercadológico; 2. Administração do Capital de Giro; 3. Gestão da Cadeia de Suprimentos; 4. Planejamento, Programação e Controle da Produção; 5. Gestão de Projetos; 6. Gestão de Materiais e Estoque; 7. Gestão da Qualidade; 8. Planejamento Estratégico da Gestão de pessoas; 9. Planejamento de Carreira e Remuneração; 10. Poder, Conflito e Negociação no Ambiente Organizacional; 11. PCN.

Prof. Nível II – Artes
Artes Cênicas: história das artes cênicas; teoria e prática; teatro e jogo. Artes Plásticas: história geral das artes; história e ensino da artes no Brasil; teoria da arte: arte como produção, conhecimento e expressão; a obra de arte e sua recepção; artes visuais: elementos de visualidade e suas relações; comunicação na contemporaneidade. Música: aspectos históricos da música ocidental; elementos estruturais da linguagem musical; tendências educacionais quanto ao ensino da música na sala de aula; visão interdisciplinar do conhecimento musical. Dança: história da dança; papel da dança na educação; estrutura e funcionamento do corpo para a dança; proposta triangular: fazer, apreciar, contextualizar. As danças como manifestações culturais. PCN.

Prof. Nível II – Contabilidade
1. Contabilidade Geral: Princípios, Convenções, Técnicas e Fatos Contábeis; 2. Procedimentos contábeis básicos, segundo o método das partidas dobradas; 3. Patrimônio Líquido e suas variações; 4. Operações com Mercadorias (RCM, CMV e Inventário); 5. Lançamentos contábeis sobre operações bancárias; 6. Ajustes e levantamento de demonstrações contábeis e financeiras (Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício); 7. Origens e Aplicações de Recursos; 8. O Ativo Imobilizado e os problemas de Amortização, Depreciação e Exaustão; 9.  Noções  básicas  de  Contabilidade  Pública ( Receita, Despesa e Orçamento).

Prof. Nível II – Filosofia
1. Metodologia do Ensino da Filosofia; 2. Proposta Curricular de Filosofia; 3. O ensino de Filosofia para a formação humana; 4. Dimensões comunicativas no ensino de Filosofia; 5. Filosofia aplicada à educação fundamental; 6. Conhecimento de Filosofia; 7. PCN.

Prof. Nível II – Geografia
1. Fundamentos teóricos do pensamento geográfico e sua historia; 2. A geografia da natureza: gênese e dinâmica; 3. O espaço geográfico e as mudanças nas relações de trabalho e de produção; 4. Os impactos ambientais, o uso e a conservação do solo, da água e da cobertura vegetal e as alterações climáticas; 5. A sociedade técnico-cientifico-informacional: agricultura e a industria: inovações tecnológicas, fluxos de capital e de informações; 6. O surgimento e o desenvolvimento das metrópoles nacionais e regionais: deslocamentos da população pelo território brasileiro; 7. A geopolítica e as alterações territoriais: implicações dos conflitos políticos, étnico-religiosos na nova organização econômica mundial, representações cartográficas; 8. Globalização: as transformações políticas, sócio-econômicas e culturais provocadas pela nova ordem mundial e pela revolução tecnológica; 9. Meio ambiente: agricultura e a industria e as conseqüências dos impactos ambientais provocados pelas inovações tecnológicas e novos conceitos econômicos mundiais; 10. Desenvolvimento sustentável; 11. PCN.

Prof. Nível II – Informática
1. Arquitetura geral dos computadores; 2. Sistemas de numeração; 3. Conversões de base; 4. Tipos de arquivos; 5. Tipos de chaves; 6. Conceito de banco de dados; 7. Noções básicas de redes; 8. Manutenção e montagem de computadores; 9. Instalação de sistemas operacionais; 10. Práticas com o sistema operacional Windows; 11. Práticas com o editor de textos; 12. Prática com planilha Excel; 13. Prática do editor visual Power Point; 14. Lógica de programação; 15. Estrutura e organização da informação; 16. Regras de processamento de arquivos; 17. Fluxograma de dados do sistema e diagrama de bloco de dados: simbologias; 18. Como o computador executa as tarefas; 19. Lógica de programação; 20. Introdução à algoritmos; 21. Lógica linear, modular e estruturada; 22. Tipos de redes de computadores; 23. Instalação Windows NT 4.0 Server; 24. Instalação Windows 2000 Server; 25. Instalação Linux; 26. PCN.

Prof. Nível II – Inglês
1. English Language; 2. Language as communication: language system: phonology, morphology, syntax; 3. Teacher development and teaching practice: objectives in teaching English as a foreign language: methods, approaches, techniques and resourecs; the four skills: reading, speaking, listening, writing; 4. Evaluating, selectingandproducingmaterials; 5. PCN.

Prof. Nível II – Matemática
1. Números e operações: resolução de situações-problema, compreendendo diferentes significados das operações, envolvendo números naturais, inteiros, racionais e irracionais; obtenção de expressões equivalentes a uma expressão algébrica por meio de fatorações e simplificações; 2. tradução de situações-problema por equações ou inequações do 1º e 2º graus, discutindo o significado das raízes encontradas em confronto com a situação proposta; 3. uso de funções para descrever a interdependência de duas grandezas em situações concretas; 4. identificação de gráficos que representam funções reais, analisando suas propriedades (crescimento e decrescimento, zeros, etc); 5. resolução de situações-problema envolvendo funções polinomiais do 1º e do 2º graus; resolução de situações-problema que envolvem porcentagem e juros; 6. Espaço e forma: interpretação, a partir de situações problema (leitura de plantas, croquis, mapas), da posição de pontos e de seus deslocamentos no plano, pelo estudo das representações em um sistema de coordenadas cartesianas; 7. classificação de figuras tridimensionais e bidimensionais, segundo critérios diversos, como: corpos redondos e poliedros; 8. poliedros regulares e não-regulares, prismas, pirâmides e outros poliedros; 9. círculos, polígonos e outras figuras; 10. número de lados dos polígonos; eixos de simetria de um polígono; paralelismo de lados, medidas de ângulos e de lados; 11. análise em prismas e pirâmides da posição relativa de duas arestas (paralelas, perpendiculares, reversas) e de duas faces (concorrentes, paralelas, perpendiculares); 12. identificação de ângulos congruentes, complementares e 27 suplementares em feixes de retas paralelas cortadas por retas transversais; 13. determinação da soma dos ângulos internos de um polígono convexo qualquer; 14. resolução de situações envolvendo congruência e/ou semelhança de triângulos; 15. aplicação do teorema de Tales e do teorema de Pitágoras; 16. Medidas: resolução de situações-problema envolvendo grandezas (capacidade, tempo, massa, temperatura) e as respectivas unidades de medida, fazendo conversões adequadas para efetuar cálculos e expressar resultados; 17. cálculo da área de superfícies planas; 18. cálculo da área da superfície total de alguns sólidos geométricos (prismas e cilindros); 19. cálculo do volume de alguns prismas retos e composições destes; 20. estabelecimento da relação entre a medida da diagonal e a medida do lado de um quadrado e a relação entre as medidas do perímetro e do diâmetro de um círculo; 21. Tratamento da informação: leitura e interpretação de dados expressos em gráficos de colunas, de setores, histogramas e polígonos de freqüência; 22. obtenção das medidas de tendência central de uma pesquisa (média, moda e mediana), compreendendo seus significados para fazer inferências; 23. construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo e a indicação da probabilidade de um evento por meio de uma razão; 24. Objetivos e seleção de conteúdos da Matemática no Ensino Fundamental; 25. Aprender e ensinar Matemática no Ensino Fundamental: o professor e o saber matemático; o aluno e o saber matemático; as relações professor-aluno e aluno-aluno; 26. A resolução de problemas e o ensino-aprendizagem de Matemática. Avaliação em Matemática. Meios para ensinar e aprender Matemática no Ensino Fundamental: possibilidades da história da Matemática; 27. jogos nas aulas de Matemática; o uso das calculadoras; 28. PCN.

Prof. Nível II – Música
1. Metodologias de musicalização: principais correntes do séc. XX e discussão atual; 2. principais correntes surgidas no Brasil; 3. músicas folclóricas, étnicas e populares e sua utilização em sala de aula; 4. prática instrumental e canto coral na escola regular; 5. noções básicas de técnica vocal infantil e juvenil; 6. novas tecnologias da informação e da comunicação e sua utilização na educação musical. 7. História da música: da Antiguidade Clássica ao séc. XXI; 8. principais movimentos da música popular nos séculos XX e XXI; 9. história da música no Brasil, do descobrimento aos dias atuais; 10. história da música popular brasileira. 11. Leitura e escrita da música: a grafia musical tradicional e as propostas surgidas no século XX; 12. notações rítmicas, melódicas e harmônicas; 13. claves, escalas, intervalos, acordes, encadeamentos harmônicos, harmonia vocal e instrumental, polifonia, arranjo para conjuntos musicais escolares. 14. Conjuntos instrumentais e vocais: principais tipos de conjuntos e suas características; 15. instrumentos da orquestra e da música popular. 16. PCN.

Prof. Nível II – Português
1. Aprendizagem da língua materna: estrutura, uso e funções;  2. ensino e aprendizagem da gramática normativa. 3. Linguagem: uso, funções, análise; 4. língua oral e escrita; 5. variações lingüísticas; 6. norma padrão. 7. O texto: tipologia textual; 8. intertextualidade; 9. coesão e coerência textuais; 10. o texto e a prática de análise lingüística. 11. Leitura e produção de textos. 12. Literatura brasileira. 13. PCN.


III. Inscrição
1. As inscrições serão realizadas no período de 04/03/13 a 06/03/13.
Local: CECAPE – Rua Tapajós, 300 – Bairro Barcelona – São Caetano do Sul
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h.
2. Documentos necessários para inscrição: Ficha de inscrição (distribuída no local da inscrição) e cópia do Comprovante de Escolaridade (histórico e diploma), conforme requisitado na tabela de funções.
3. Os mesmos documentos acima serão entregues ao órgão competente (SEPLAG), caso o candidato seja classificado, para análise da função escolhida, para posterior contratação.
4. Somente será permitido ao candidato inscrever-se em um cargo.

IV. Candidatos portadores de deficiência física
1. Em cumprimento ao Decreto Federal nº 3.298 de 20 de dezembro de 1999, ser-lhe-á reservado o percentual de 5% (cinco por cento) das vagas.

V. Avaliação
1. As provas serão realizadas no dia 10/03/13 (domingo).
2. Local da prova: EME “Profª Alcina Dantas Feijão”, sito na Rua Capivari, 500 – Bairro Mauá, no horário das 9h às 11h30min.
3. O candidato deverá se apresentar munido de documento de identificação original com foto, caneta preta ou azul, lápis e borracha.
4. Os candidatos serão classificados por ordem decrescente dos pontos.
5. Na hipótese de igualdade de nota, será aplicado como critério de desempate, o candidato que tiver maior idade.

VI. Período de Contrato de Trabalho – até 31/12/13.

VII. A classificação parcial será publicada no dia 13/03/13.

VIII. Recurso – será admitido recurso quanto:
1. À aplicação das provas;
2. Às questões das provas;
3. Ao resultado das provas;
Prazo para recurso – Data: 14/03/13 – Horário: das 9h às 17h – Local: Secretaria Municipal de Educação – Rua Alegre, nº 497, Bairro Barcelona, São Caetano do Sul.

IX. Lista de Classificação Final – dia 15/03/2013

São Caetano do Sul, 01 de março de 2013.

 

Prof. Daniel Belluci Contro
Secretário Municipal de Educação