Notícias
Erro
  • JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 992

Alunos lançam foguetes experimentais no parque Chico Mendes

Por 
em 10/05/2016
Alunos lançam foguetes experimentais no parque Chico Mendes Foto: Eric Romero/PMSCS

Alunos da Escola Municipal de Ensino (EME) Prof. Vicente Bastos, localizada no Bairro São José, em São Caetano do Sul, lançaram na última sexta-feira (6/5) foguetes experimentais no Espaço Verde Chico Mendes. A ação integra o projeto pedagógico desenvolvido na escola para a participação na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), atividade complementar da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).

A atividade buscou estimular o estudo de assuntos relacionados à astronomia e astronáutica e contou com a participação entusiasmada dos alunos, que construíram os foguetes. Além disso, toda a comunidade escolar se envolveu para tornar o projeto possível, auxiliando os jovens desde a compra de material, construção das bases de lançamento e apoio nos testes e lançamentos oficiais.

Em 2016 a EME Prof. Vicente Bastos participa da MOBFOG em dois níveis: alunos dos 4os e 5os ano construíram os foguetes para lançamentos por impulsão, sob a orientação do professor Emílio José Boltes, e os alunos do 6º, 7º e 8º anos, sob a orientação das professoras Viviane Sacchi Coura Alcaide, Luzia Victorino Aragão e Filomena Redondo Wanseele (representante da OBA na escola), construíram foguetes de garrafas PET que tiveram como combustível água e ar comprimido.

Os alunos do Ciclo II do Fundamental, como complemento, pesaram os foguetes e realizaram algumas atividades com os dados obtidos nos lançamentos e nas pesagens. Participaram dos lançamentos oficiais alunos, pais e membros da equipe escolar.

Compartilhe: