Notícias

Audiência Pública apresenta detalhes sobre novo projeto de iluminação de São Caetano

em 07/03/2019
Audiência Pública apresenta detalhes sobre novo projeto de iluminação de São Caetano Junior Camargo/PMSCS

A segunda etapa da PPP (Parceria Público Privada) de Iluminação Pública de São Caetano do Sul foi realizada na última sexta-feira (1º/03), no auditório do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental), quando a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) da Prefeitura promoveu audiência pública para apresentação e disponibilização das informações referentes ao projeto que fará a modernização e gestão do parque luminotécnico do município.

A proposta contempla a troca de todas as lâmpadas de vapor de sódio por LED, proporcionando ganho na qualidade da iluminação e trazendo mais segurança nas vias, potencializando a preservação do patrimônio histórico e cultural, proteção do meio ambiente e estímulo às atividades comerciais e de lazer no período noturno.

CONSULTA PÚBLICA
Segundo explicou o secretário da Sesurb, o processo da PPP teve início em julho de 2018, quando foi publicado o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI). Uma das cinco empresas interessadas apresentou o projeto dentro dos critérios estabelecidos pelo edital. “Até 18 de março, está aberta a consulta pública para divulgação do conteúdo técnico e administrativo da minuta do edital. As informações estão disponíveis no site da Prefeitura (www.saocaetanodosul.sp.gov.br) e na sede da Sesurb (Rua Alegre, 497, Bairro Barcelona, das 9h às 17h), onde deverão ser protocoladas eventuais sugestões, por escrito”, orientou. Mais informações pelos telefones 4232-7691, 4232-7692, 4232-0128 e 3402-2000.

Encerrada esta etapa, será publicado edital para abertura da licitação (modalidade concorrência internacional) para execução do projeto.

O PROJETO
De acordo com o projeto apresentado, será realizada a substituição das 11.418 luminárias atuais e haverá acréscimo de 137 relativas à demanda reprimida, perfazendo um total de 11.555 pontos de luz. Com a troca, a economia calculada deverá ser de 75,47%.

Com o novo parque luminotécnico, a cidade passa a ter impacto ambiental controlado e limitado (sem lâmpadas com componentes tóxicos, como mercúrio, por exemplo), com redução no consumo de energia e, consequentemente, sem desperdício. Visualmente, representa o fim da poluição visual causada por fios, cabos e reatores.

A previsão de investimento do parceiro privado é de aproximadamente R$ 64 milhões em dois ciclos. Hoje o custo da Prefeitura com iluminação e manutenção está estimado em R$ 750.000,00 mensais – com a PPP há perspectiva de redução motivada pela economia gerada.

 

ARQUIVOS PARA DOWNLOAD:

CHAMAMENTO PÚBLICO

APRESENTAÇÃO DA AUDIÊNCIA PÚBLICA

 

Compartilhe: