Notícias

Instituto Sou da Paz e IPEA confirmam: São Caetano é a cidade mais segura da região

Por 
em 09/08/2019
Instituto Sou da Paz e IPEA confirmam: São Caetano é a cidade mais segura da região Junior Camargo / PMSCS

O Atlas da Violência 2019, do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), vinculado ao Ministério da Economia, confirmou São Caetano do Sul como a cidade mais segura da Grande São Paulo. Os dados analisados, divulgados nesta semana, são referentes a 2017, ano que marcou o início da terceira gestão do prefeito José Auricchio Júnior, que alçou a Segurança como prioridade de governo, ao lado da Saúde e da Educação.

Em maio, o Instituto Sou da Paz já havia indicado a cidade como a mais segura entre os 39 municípios da Região Metropolitana, que concentra mais de 21 milhões de habitantes.

Auricchio ressalta o grande trabalho realizado em conjunto pela GCM (Guarda Civil Municipal) e as polícias Militar e Civil, num trabalho de integração e ampliação de ações intersetoriais. “Em 11 anos como prefeito, nunca vi uma cooperação tão boa entre os órgãos de segurança como tem acontecido desde 2017. Todo este esforço tem surtido efeito, como a queda vertiginosa dos indicadores criminais.”

Além de ser a cidade mais segura da Grande São Paulo, São Caetano avançou nove posições no índice nacional do Atlas da Violência. Em 2018, ocupava a 22ª posição entre 310 municípios brasileiros acima de 100 mil habitantes. Já em 2019, a cidade alcançou a 13ª posição.

“Resultados como os demonstrados pelo Instituto Sou da Paz, e agora, pelo Atlas da Violência, credenciam o trabalho que tem sido realizado em conjunto entre a Segurança e as demais secretarias. Além disso, não podemos deixar de enaltecer o trabalho de inteligência das polícias Militar e Civil, que, juntamente da GCM, conseguem contrapor a criminalidade”, destaca o secretário municipal de Segurança, Jorge Salgado.

Compartilhe: