Notícias

Em sessão solene do Dia da GCM, Prefeitura recebe minuta do novo estatuto

Por 
em 28/11/2019
Em sessão solene do Dia da GCM, Prefeitura recebe minuta do novo estatuto Ricardo Quiles / GCM / PMSCS

Em comemoração ao Dia da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano do Sul, a Câmara realizou sessão solene alusiva à data da fundação da corporação são-caetanense. Além da celebração pela data, a noite de segunda-feira (25/11) foi marcada pela entrega da minuta do novo estatuto (com cargos e salários) da corporação ao chefe de Gabinete, Bruno Vassari, que representou o prefeito José Auricchio Júnior.

A homenagem, instituída por lei de autoria do vereador Marcel Munhoz, contou com as presenças do secretário de Segurança, Jorge Salgado, do comandante da GCM, Claudinei da Silva Magalhães, do comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, do tenente coronel PM Jayro da Silva Léo, da delegada titular de São Caetano, Luciara de Cassia da Conceição Campos, vereadores e outras autoridades.

Vassari ressaltou a importância da GCM no suporte às Forças de Segurança de São Caetano. “Deixo uma mensagem que me foi passada pessoalmente pelo prefeito, parabenizando e agradecendo a todos GCMs, homens e mulheres de fibra, que trabalham com amor, vontade e cumprem com primor suas obrigações, que é proteger e guardar a vida de todos moradores e dos que passam em São Caetano”, enalteceu.

A noite foi marcada, ainda, pela entrega de diplomas de Honra ao Mérito aos GCMs reconhecidos pelos excelentes serviços prestados e por suas trajetórias de dedicação, profissionalismo e responsabilidade. Também foram entregues diplomas de amigos da GCM às personalidades civis e militares que contribuíram para a edificação da corporação. A emoção tomou conta do plenário com a entrega dos diplomas in memoriam para os familiares em tributo aos GCMs que faleceram neste ano.

“É com extremo orgulho que estamos aqui para celebrar o Dia da GCM de São Caetano. Homens e mulheres de valor, sempre dispostos a ajudar o próximo, mantendo a ordem e auxiliando na segurança ao lado das polícias Militar e Civil. Parabéns a todos os guardas civis municipais de São Caetano”, complementou Jorge Salgado.

O comandante da GCM também fez questão de deixar sua mensagem. “Guardas Municipais, não se limitem apenas em fazer policiamento, façam história. Saibam que a cada chamado bem atendido, a cada pessoa amparada, defendida e socorrida, seremos guardados para sempre na memória e faremos parte da história da vida delas. E, se algum dia surgir em vossas mentes e corações dúvidas sobre se seremos capazes, lembrem-se: Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos. Nesta data, elevamos nossos pensamentos a Deus pedindo, humildemente, que nos dê entendimento para discernir o que é justo, bom e correto. Que a instituição seja coberta de bênção e repleta de boas novas para o bem da nossa sociedade e a grandeza do nosso município”, afirmou Magalhães.

NOVO ESTATUTO
Um dos grandes momentos da sessão foi a entrega da minuta do novo Estatuto da GCM ao prefeito José Auricchio Júnior, representado pelo chefe do Gabinete, Bruno Vassari, e o presidente da Câmara, Eclerson Pio Mielo. O documento foi elaborado por uma comissão de GCMs, com a supervisão de Salgado e Magalhães.

“O novo Estatuto é um sonho de mais de três décadas e apresenta perspectivas de crescimento profissional na carreira em níveis, de acordo com o tempo de serviço público, e critérios de conduta e disciplina da corporação. A minuta será avaliada pelo Gabinete do Prefeito, visando preservar a legitimidade e a constitucionalidade do projeto e, na sequência, será encaminhada à Câmara para votação”, finalizou Jorge Salgado.

 

Compartilhe: