Notícias

Fundo Social de São Caetano inaugura o Banco de Alimentos

Por 
em 19/11/2019
Fundo Social de São Caetano inaugura o Banco de Alimentos Letícia Teixeira / PMSCS

“Finalmente chegou o grande dia!” Com esta frase, a primeira-dama de São Caetano do Sul e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Denise Auricchio, destaca a inauguração do Banco de Alimentos, que será nesta sexta-feira (22/11), às 16h, na Rua Nazareth, 181, Bairro Barcelona.

“Essa é a realização de um sonho almejado desde 2005, quando assumimos pela primeira vez o Fundo Social. O prefeito fez questão de nos apoiar em todos os nossos projetos sociais. E com o Banco de Alimentos não é diferente”, ressalta Denise, citando a participação do chefe do Executivo, José Auricchio Júnior.

O intuito do Banco de Alimentos é coletar, selecionar, processar e distribuir gêneros alimentícios arrecadados por meio de doações das redes varejistas e atacadistas, além de empresas. Estes alimentos, então, serão rapidamente distribuídos às entidades e instituições assistenciais (pessoas jurídicas), cadastradas no Fundo Social, que repassarão a pessoas (físicas) em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Em outubro, o Banco foi apresentado a entidades e instituições com intuito de serem cadastrados. A partir daí foram reunidas informações e realizadas visitas às entidades assistenciais para iniciar o processo de criação de perfis e saber os alimentos adequados a serem distribuídos.

“A distribuição dos alimentos será de acordo com o perfil de cada entidade e instituição levantada por nossa equipe. Uma entidade que cuida de crianças, por exemplo, receberá alimentos condizentes com essa faixa etária”, explica a responsável técnica pela nutrição, Vanessa Trovatti Mamud.

PERECÍVEIS E NÃO PERECÍVEIS
O Banco de Alimentos do Fundo Social de São Caetano receberá alimentos perecíveis, os chamados FLVs (frutas, legumes e verduras), e também os não perecíveis, que são os ensacados (açúcar, arroz, feijão etc) e os enlatados (milho, ervilha, atum etc).

 

Compartilhe: