Notícias

Novos produtos de comunicação aproximam a Prefeitura da população

Por 
em 07/08/2019
Letra-caixa na Avenida Presidente Kennedy reforça o orgulho de pertencer à cidade Letra-caixa na Avenida Presidente Kennedy reforça o orgulho de pertencer à cidade Junior Camargo / PMSCS

Dar publicidade às ações de governo é um princípio constitucional da administração pública. E a Subsecretaria de Comunicação da Prefeitura de São Caetano do Sul inova para levar informação à população, sempre com transparência e compromisso com a verdade.

A constante busca por soluções modernas e eficientes de contato com os moradores tem resultado em novos produtos, fazendo o trabalho da Comunicação ir muito além do trivial. O objetivo é se conectar com cada um dos 160 mil são-caetanenses, seguindo a diretriz do prefeito José Auricchio Júnior.

“Trabalhamos com a premissa de que a informação precisa chegar à população com precisão e agilidade. Para isso, utilizamos todas as ferramentas de comunicação disponíveis no mercado, trabalhando em diversas plataformas e, assim, ganhamos em eficiência. A população pode acessar informações de serviços, programas e ações do governo em diversos formatos, com destaque, claro, para as redes sociais. Também temos equipe para combater as fake news, que prestam um desserviço aos moradores”, ressalta o subsecretário de Comunicação, Fernando Scarmelloti.

No fim de julho foram instaladas letras-caixa nas avenidas Presidente Kennedy (na praça do chafariz) e Guido Aliberti (no entroncamento com a Almirante Delamare). O nome da cidade, colorido, simboliza a vida e a alegria de viver em São Caetano do Sul. Já o coração representa o amor, a integração e a conexão, contribuindo para o morador revelar o orgulho de pertencer ao município. Prova disso são as inúmeras postagens em redes sociais ao lado dos novos cartões-postais.

A conexão com a população foi intensificada com uma presença mais ativa da Prefeitura nas redes sociais. Os moradores podem acompanhar as principais ações e novidades no Facebook, Instagram e também no Youtube.

Além disso, foi criado em maio o WhatsApp São Caetano, levando as informações para mais um canal. Para receber o conteúdo diário, basta enviar “oi” ou “olá” para o número 11 98853-2348. Já são mais de 2 mil munícipes cadastrados, que podem escolher o período em que desejam receber a notícia: manhã, tarde ou noite – é enviada apenas uma mensagem por dia.

Também em maio, foi criada a newsletter São Caetano em Movimento, para atingir o público interno. Uma vez por semana os funcionários da Prefeitura recebem em seus e-mails as principais novidades do período, se informando e tendo melhores condições de prestar esclarecimentos aos moradores.

Ainda no campo digital, o site oficial da Prefeitura (www.saocaetanodosul.sp.gov.br) passou neste ano a ser administrado pela equipe de jornalistas da Comunicação, que o alimenta diariamente com notícias, gerando mais conteúdo e se tornando mais atrativo.

Na terça-feira (6/8), o contato com a imprensa foi aprimorado com o início do envio dos releases (matérias) também pelo WhatsApp, além do tradicional disparo por e-mail. A estratégia visa conferir mais dinamismo e eficiência à entrega do conteúdo.

E para preparar o prefeito e secretários para transmitirem as informações do governo de forma correta e objetiva à imprensa, a Subsecretaria de Comunicação realizou em junho a primeiro media training envolvendo o primeiro escalão da Prefeitura.

142 ANOS

Em comemoração aos 142 anos de São Caetano do Sul, completados em 28 de julho, a Subsecretaria de Comunicação lançou a Revista São Caetano em Movimento, planejada e executada sob um novo conceito, mais dinâmica e interativa. O conteúdo, distribuído em 136 páginas, traz 102 ações da Prefeitura no último ano, acompanhadas de depoimentos de dezenas de são-caetaneneses que utilizam os serviços e sentem uma cidade melhor.

As entrevistas estão disponíveis no Youtube. Para acessá-las, basta aproximar a câmera do celular dos QR Codes inseridos na revista, distribuída a todas as residências pelos Correios.

Ainda como parte da estratégia pelo aniversário da cidade, foi lançando os novos jingle e vídeo institucional de São Caetano. O primeiro é executado nos eventos que integram o calendário de festejos. O segundo, além de veiculado em eventos, está disponível no site e nas redes sociais da Prefeitura (Facebook, Instagram e Youtube).

Compartilhe: