Notícias

ReFundação: Edital para construção do Parque Matarazzo é lançado

em 07/02/2020

O Programa ReFundação 2020-2025 deu mais um importante passo no processo de recriação, revitalização e reformulação do Bairro. Nesta quinta-feira (6/2), a Prefeitura de São Caetano do Sul lançou o edital para construção do novo Parque Ecológico Matarazzo, que estará situado em parte do terreno da antiga Indústrias Matarazzo.

“A requalificação do Bairro Fundação já está em andamento. Daremos vida nova a esse espaço que acabou se tornando um obstáculo para o desenvolvimento da região. Com a liberação da Cetesb e o empenho da Administração, o Parque Matarazzo se tornará uma realidade após 12 anos do início do planejamento”, celebrou o prefeito.

Segundo detalhou o chefe do Executivo, o Parque Matarazzo terá, aproximadamente, 18 mil metros quadrados, com acesso pelas ruas Mariano Pamplona e 28 de Julho. Serão construídos sanitários, lanchonete, área para o desenvolvimento da compostagem, ciclovia, pista de caminhada, quadras poliesportivas, espaço pet, academia da longevidade, playground, espelho d´água, lago artificial e jardins de chuva. O paisagismo contará com espécies arbóreas nativas e grande parte do local será de vegetação.

De acordo com a secretária de Obras e Habitação, o parque será motivo de orgulho não somente para o Bairro Fundação, mas, também, para toda São Caetano. “Sem dúvidas, haverá uma grande valorização da região. O Parque Matarazzo terá a mesma qualidade e padrão do Espaço Tom Jobim, por exemplo.”

O prazo estimado para as obras, após a finalização do processo licitatório, é de 180 dias.

REFUNDAÇÃO 2020-2025
O ReFundação 2020-2025 representa o maior conjunto de ações da história da cidade, com intervenções estruturantes em quatro eixos: Combate às Enchentes, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Operação Urbana no Espaço Matarazzo e Destinação da área localizada na esquina das ruas Heloísa Pamplona e Conde Francisco Matarazzo.

Com investimento total previsto na ordem de R$ 147,6 milhões, o ReFundação 2020-2025 tem por objetivo recriar, revitalizar e reformular o Fundação. E, especialmente, enfrentar o problema histórico das enchentes.

O Bairro Fundação também ganhará outras melhorias como a reforma em comemoração ao centenário da EMEF Senador Fláquer, a reinauguração do Centro de Especialidades Médicas, o novo Centro Odontológico, laboratório municipal, recuperação do Viaduto Independência, novo Centro da Terceira Idade e a troca de toda a iluminação por LED.

Compartilhe: