Notícias

São Caetano realiza Mutirão de Oftalmologia com aplicação gratuita de Avastin

Por 
em 12/08/2019

A Prefeitura de São Caetano do Sul realizou mais um Mutirão de Oftalmologia no sábado (10/8), na Unidade de Saúde Oftalmológica Dr. Jaime Tavares, no Bairro Santa Paula. A ação levou 57 dos 60 pacientes previamente agendados para realizar o procedimento de aplicação ocular do Avastin. A Prefeitura é a única do ABC a oferecer a medicação gratuitamente para os munícipes.

Ao todo, dez profissionais, entre médicos oftalmologistas e servidores de Enfermagem, foram destacados para o Mutirão. “O objetivo foi o de atender uma demanda reprimida e reduzir a fila de espera pelos atendimentos oftalmológicos. Acredito que tenhamos conseguido este propósito em 50%”, explicou a diretora municipal de Saúde, Adriana Berringer.

A senhora Sônia Câmara, que estava acompanhando o marido Moacir Câmara, falou sobre a iniciativa da Prefeitura em oferecer a aplicação do Avastin de forma gratuita. “É excelente, pois trata-se de um medicamento de alto custo. Esta é a terceira ou quarta vez que acompanho meu marido aqui no hospital”, ressaltou dona Sônia.

AVASTIN
Trata-se de um medicamento para o tratamento de doenças oculares, como retinopatia e edema macular secundário ao diabetes; doença macular relacionada à idade; oclusões venosas (obstrução ou bloqueio de uma ou várias veias que irrigam a retina); e uveíte (inflamação que pode comprometer totalmente a úvea ou uma de suas partes (íris, corpo ciliar e coroide).

Os resultados mostraram-se benéficos, com potencial de diminuição da perda visual e de melhora da visão dos pacientes, dependendo do tipo de doença, gravidade e duração dos sintomas. A técnica da aplicação consiste na liberação do medicamento dentro do olho, por meio de uma injeção, e feita com colírio anestésico, sendo rápida e relativamente indolor.

 

Compartilhe: