Notícias
Featured Item Background

Ação: dia mundial do diabetes

em 17/11/2017

 São Caetano do Sul realiza ação no Dia Mundial do Diabetes diabete

 

São Caetano do Sul realiza ação no Dia Mundial do Diabetes

 

No Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, a Prefeitura São Caetano do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, marca presença em 13 pontos do município com orientação e atendimento gratuito à população. Informações como a causa da doença, fatores de risco e o acesso à rede pública para tratamento e prevenção foram fornecidas pelos profissionais do Programa Saúde da Família (PSF).

Representando as 13 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, 25 equipes de agentes comunitários, enfermeiros e auxiliares de enfermagem esclareceram aos munícipes sobre a importância do exame de dextro, que é o teste do nível de glicose (açúcar) no sangue, feito por meio de um aparelho digital. O exame é realizado nos locais e o resultado sai na hora.

 

“Para quem for constatada alteração do nível glicêmico, há o encaminhamento médico direto à UBS mais próxima da sua residência”, informa a coordenadora do PSF. Tanto o paciente quanto a família recebem toda a assistência necessária por meio do PSF.

 

O diabetes é uma doença crônica que acomete cerca de 16 milhões de brasileiros. É caracterizada pelo aumento da quantidade de açúcar no sangue. Se não for tratada, pode causar danos ao coração, rins e problemas de circulação que podem provocar cegueira ou até a necessidade de amputação de membros. Não tem cura, portanto, é fundamental o controle das taxas de glicose sanguíneas. Seguindo o tratamento adequado, o portador do diabetes pode ter uma vida normal.

 

Compartilhe: