a7c44a487670d0fce3dfc6323eca9c09.jpg

em 04/06/2017

Centro Municipal de Obesidade

Obesidade

São Caetano do Sul ingressa em uma nova era no tratamento da obesidade. No dia 1º de junho, foi realizada a primeira endoscopia bariátrica da cidade, no Centro de Endoscopia Dr. Odair Manzini. Ao divulgar o sucesso do procedimento, a Prefeitura também anunciou a criação do Centro Municipal de Obesidade e Distúrbios Metabólicos.

A nova unidade reunirá um grupo médico multidisciplinar, com gastroenterologista, psicólogo, nutricionista, assistente social e cirurgião geral, entre outros profissionais que oferecerão uma atenção ampla. Cada caso será cuidado exclusivamente e o tratamento poderá ser desde uma dieta até uma cirurgia bariátrica.

Inicialmente o Centro de Obesidade, que é exclusivo para munícipes, poderá realizar 22 procedimentos por mês, porém com a entrega da revitalização do centro cirúrgico do Hospital Maria Braido, prevista para daqui seis meses, esse número será ampliado, com a inclusão das cirurgias. A unidade deverá iniciar o atendimento em um endereço próprio a partir do início de julho.

ENDOSCOPIA BARIÁTRICA

O procedimento inédito realizado nesta quinta em São Caetano do Sul é também uma novidade em termos nacionais. Essa foi a oitava endoscopia bariátrica realizada no Brasil. Trata-se de um novo método desenvolvido por uma equipe composta por profissionais da Disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo da Faculdade de Medicina do ABC. Chamada de gastroplastia endoscópica, ela é similar à cirurgia bariátrica, porém muito menos invasiva. O paciente tem alta no mesmo dia.

No Brasil, mais da metade da população está acima do peso (52%) e destes, cerca de 17%  apresentam obesidade nos graus I, II e III.