Erro
  • JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 922

Museu Histórico Municipal

em 20/04/2007

O Museu Histórico Municipal de São Caetano do Sul, administrado pela Fundação Pró-Memória, ocupa uma área de 60 metros quadrados, que abriga as cerca de 5 mil peças, dentre objetos pessoais de antigos moradores, ferramentas de trabalho, quadros de artistas da cidade, utensílios domésticos, quadros de fotos dos pioneiros da colonização, peças sacras, móveis e objetos das olarias e cerâmicas.

Fotos antigas, com momentos históricos da cidade, que também fazem parte do acervo, estão arquivadas na Fundação Pró-Memória. O acervo do Museu Municipal reconstrói a história de São Caetano do Sul revivendo várias fases do desenvolvimento e crescimento da cidade. A entrada é gratuita.

A disposição do acervo segue os padrões internacionais de museologia, em que as peças são agrupadas em estantes de aço e divididas em grupos, o que possibilita maior rotatividade entre os objetos expostos, gerando aumento do número de exposições e condições de receber novas doações de peças de valor histórico. O Museu também recebe exposições temporárias, de interesse da cidade.

Iniciou atividades em janeiro de 1960. Após um ano de funcionamento foi fechado, sendo reinaugurado 16 anos depois, no dia 20 de agosto de 1977, durante as festividades do centenário da cidade.

Está localizado no antigo Palacete De Nardi, no Bairro Fundação, que era a residência da família De Nardi, imigrantes italianos que vieram para a cidade em 28 de julho de 1877. Construído em 1896, por Celeste De Nardi, o palacete segue as características arquitetônicas do final do século XIX, que pode ser observada na altura da casa, na escadaria central, nas várias janelas com largos beirais e na estrutura sólida, construída com tijolos de 28 centímetros.

O palacete foi a sede das Escolas Reunidas – primeira escola oficial da cidade -, na década de 30, uma padaria, na década de 40, e a sede do América Futebol Clube, nos anos 50. O prédio passou a ser Patrimônio Municipal em meados de 1985, após uma disputa judicial com a Família Perrella, proprietária da casa desde a década de 40, mas que havia abandonado o local.

Após uma reforma, visando a conservação e proteção de suas características arquitetônicas, o palacete tornou-se de interesse público, por seu valor histórico.

Museu Histórico Municipal

Rua Maximiliano Lorenzini, 122 - Bairro Fundação - Tel.: 4229-1988
09520-510 - São Caetano do Sul
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17 h.