a7c44a487670d0fce3dfc6323eca9c09.jpg
Notícias
Featured Item Background

Mutirão de endoscopia

em 08/08/2017

MUTIRÃO-ENDO

 

Mutirão de endoscopia realiza 60 exames em São Caetano do Sul

 

A Sesaud (Secretaria de Saúde) de São Caetano do Sul realizou, nesse sábado (05/08), a primeira etapa do mutirão de endoscopia digestiva alta, no Centro de Endoscopia Dr. Odair Manzini, inaugurado neste ano no Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido.

 

Com início às 7h30, foram feitos 60 exames pré-agendados. Para o mês de setembro, a Sesaud já programa outro mutirão. “A fila não é grande e esperamos zerá-la no máximo em dois ou três meses”, explica Adriana Berringer Stephan, diretora de Saúde.

 

PROCEDIMENTO

“Para falar a verdade, nem sinto mais aquele friozinho na barriga para realizar o exame, pois este é meu quinto ou sexto procedimento, já até esqueci de quantos fiz”, comentou Carlos José Moreira, 51 anos, morador do Bairro Cerâmica, na sala de espera antes da endoscopia.

 

Cada procedimento tem um tempo de duração aproximado entre 15 e 20 minutos. A coordenação do mutirão foi do médico Carlos Eduardo de Freitas Junior, 47 anos. “Por exemplo, hoje (sábado) estamos realizando exames de endoscopia digestiva alta, que é diagnóstico, com objetivo de diminuirmos a demanda reprimida. No entanto, realizamos também exames de colonoscopia, que detecta câncer no intestino, que é a endoscopia digestiva baixa”, diz.

Compartilhe: