Erro
  • JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 923

Políticas para idosos de São Caetano são referências para Guararema

em 02/09/2014

O cuidado e a atenção que a Prefeitura de São Caetano do Sul despende no tratamento com os idosos do município servem de referência para a estruturação do setor em Guararema. E para conhecer de perto os detalhes destas políticas públicas, o prefeito da cidade localizada na região do Alto Tietê, Adriano de Toledo Leite, foi recebido terça-feira (2/9) pelo chefe do Executivo sancaetanense, Paulo Pinheiro, que apresentou os trabalhos executados nos Centros Integrados de Saúde e Educação da Terceira Idade (CISEs) João Castaldelli e Moacyr Rodrigues.

“Temos preocupação constante em qualificar cada vez mais os serviços prestados. Esta dedicação resulta em inovações que contemplam nossos meninos e meninas da melhor idade”, externou Paulo Pinheiro, ao destacar que São Caetano possui um dos maiores índices de longevidade do País – a expectativa de vida é de 78,2 anos. “Promovemos o envelhecimento com qualidade.”

Na visita, Adriano Toledo conheceu a ampla infraestrutura que São Caetano dispõe para os idosos. Tirou foto com a turma que fazia hidroginástica no CISE Moacyr Rodrigues e observou atento as demais instalações, como canchas de bochas, salão de beleza, salões de jogos, sala de idiomas, teatro, ginástica, artesanato, e salas de Geriatria, do Programa Saúde da Família, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Odontologia.

“Fiquei impressionado com a estrutura oferecida pela Prefeitura. É uma variedade de serviços muito grande, que integra saúde, cultura e esporte. Além disso, a satisfação dos frequentadores é nítida, o que comprova o sucesso dos programas”, afirmou Toledo.

O prefeito de Guararema revelou que decidiu conhecer in loco as políticas de São Caetano para este público depois de se informar, no site da Prefeitura (www.saocaetanodosul.sp.gov.br), sobre o Programa Conviver Melhor na Quarta Idade, voltado especificamente aos 5.200 moradores da cidade que possuem 80 anos ou mais. Integram este conjunto de ações uma sala de Naturologia, o curso de Acompanhante de Idosos e a Wiiterapia, onde os pacientes utilizam o videogame como ferramenta auxiliar no tratamento fisioterápico.

“Ter um programa específico à quarta idade é mais um passo à frente que São Caetano dá no cuidado aos idosos. Por tudo isso, a cidade é, sem dúvida, uma referência. Agora o meu desafio é conceituar estas políticas públicas em Guararema”, concluiu Toledo.

O secretário de Saúde de São Caetano, Mario Chekin, também acompanhou o prefeito de Guararema nos CISEs. A convite de Paulo Pinheiro, Adriano Toledo ainda visitou o Fundo Social de Solidariedade da cidade, onde foi recepcionado pela presidente da entidade e primeira-dama, Graça Pinheiro, e degustou pizza preparada pelos formandos do curso.