Notícias
Featured Item Background

Redução de Índices de Violência

em 16/05/2017

GCM

São Caetano do Sul reduz índices de violência

Aumentar a sensação de segurança em São Caetano do Sul com a participação efetiva da população. Este é o principal conceito aplicado, desde o início do ano, pela Secretaria Municipal de Segurança, com resultados expressivos já obtidos na redução da violência na cidade, conforme números divulgados pela Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo (SSP).

De acordo com o balanço, houve redução nos roubos de carros (35%), furtos (25%) e roubos em geral (20%) em São Caetano do Sul. Os dados comparativos são do primeiro trimestre de 2017 em comparação com mesmo período do ano passado. Os roubos de carro caíram de 105 para 68, os furtos diminuíram de 325 para 243, e os roubos em geral caíram de 227 para 182.

“Desde o começo deste mandato buscamos uma aproximação maior com a população, que nos mostra os principais anseios e os locais com maior incidência de violência”, destaca a secretária de Segurança, Elaine Maria Biasoli.

A secretária ainda frisou a importância das ações integradas realizadas com as polícias Civil e Militar, como os bloqueios feitos quase que diariamente na cidade.

“O prefeito (José Auricchio Júnior) sempre pede para devolvermos a sensação de segurança nas ruas. Então, buscamos um diálogo constante com os moradores em reuniões do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) e nos ‘Bairro a Bairro’. Assim, mapeamos os locais apontados e destinamos a Guarda Civil Municipal (GCM) para atuar, de forma mais presente, nessas regiões”, pontua Elaine.

Para a responsável pela pasta os resultados obtidos ocorrem, também, pelo aumento de guardas participantes no programa ‘Atividade Diferenciada’, de 25 para 35, diariamente nas ruas de São Caetano. “Coloquei para o prefeito que se aumentássemos esse efetivo teríamos um resultado positivo e benéfico para população. Ele entendeu e foi sensível com essa questão e autorizou a ampliação”, explica Elaine.

NOVOS GUARDAS

Atualmente, a corporação da GCM conta com o efetivo de 432 profissionais. Este número será maior no final de junho, quando 18 novos guardas vão concluir o curso de formação. “Quem ganha com isso é a população, aos poucos e com muito trabalho e dedicação dos guardas, vamos alcançar nosso objetivo que é o bem-estar da comunidade”, conclui. 

Compartilhe: