Notícias
Featured Item Background

Sinfônica Jovem se apresenta em Santos

em 22/11/2017

sinfonica

Orquestra Sinfônica Jovem da Fundação das Artes realiza apresentação em Santos

 

Desenvolvendo um trabalho reconhecido e de alto nível técnico e didático, a Orquestra Sinfônica Jovem da Fundação das Artes de São Caetano do Sul realizou na noite do último domingo (19/11) concerto no Sesc Santos. Denominada “Tocando Santos”, a atividade, realizada em parceria com o Governo do Estado de São Paulo há 23 edições, leva à cidade litorânea apresentações de grupos sinfônicos paulistas.

 

Sob o comando do maestro Geraldo Olivieri Júnior, a orquestra são-caetanense formada por 55 músicos apresentou ao público santista trechos da peça “O Quebra-Nozes”, de Tchaikovsky, a “Sinfonia 31”, de Mozart, e também músicas brasileiras como “Choro nº 10” e “Valsa”, de Armando Neves, e “Lamento Nordestino” de Paulo Tiné,  executadas com a participação da violonista solo Paula Picherzky.

 

A grande novidade do repertório, executada pela primeira vez, foi o “Concerto em Ritmo de Choro”, de autoria de Augusto Sardinha (Garoto) com arranjos de Radamés Gnatalli.

 

Orquestra Jovem

Criada em 2005, a Orquestra Jovem é tratada na Escola de Música da Fundação das Artes com um enfoque totalmente didático, tanto na escolha do repertório quanto no trabalho técnico de coesão, concepção de sonoridade e equilíbrio.

 

São poucas as escolas de música que podem ofertar a seus alunos uma prática como esta, pois é necessário oferecer cursos de instrumentos pouco conhecidos e estudados, como oboé, fagote e viola, e ter infraestrutura para os ensaios e apresentações, o que torna esta atividade ainda mais especial. Além disso, é fundamental para o instrumentista de orquestra que visa à profissionalização.

 

Compartilhe: