Featured Item Background

Ensino Municipal traz inovação e agilidade na realização de provas em larga escala.

em 26/10/2018

prova-tablet

Ensino Municipal traz inovação e agilidade na realização de
provas em larga escala.

São Caetano do Sul passa a contar, a partir deste mês (10/2018), com nova tecnologia para as avaliações dos ensinos médio e fundamental de grande porte.
Através da parceria realizada entre a Google e a Secretaria Municipal de Educação, as escolas já fazem uso da GOOGLE SALA DE AULA para realizar, corrigir e devolver as tarefas de casa, fazem avaliações por meio do Google Forms, e professores já usam o Google CLOUD para essas ações.
Porém, agora em aplicações de grande porte, cuja finalidade é a avaliação geral do conteúdo didático aplicado, todas as escolas adotam a prova eletrônica, agregando agilidade e mensurando o aprendizado pelo Google Anaytics em seus inúmeros gráficos de desempenho.
A capacitação dos professores realizada pelo Centro de Pesquisa, Formação e Inclusão Digital, disponíveis no site
educandodigital.com.br, possibilitou que a formação digital fosse ampliada de modo que todos os professores se habilitassem a mexer na ferramenta para avaliar o desempenho de suas turmas.
Aplicação de grande porte dessas ferramentas e tecnologias ocorreu na realização da Prova São Caetano nos dias 23, 24 e 25 de outubro para alunos de 4º e 5º ano, e dias 23, 24 e a última será dia 29 de outubro para os alunos do 8º e 9º ano. Trata-se uma atividade da
CENTRO DE PESQUISA, FORMAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL DE SÃO CAETANO DO SUL
Rua Tapajós, 300 – Bairro Barcelona - São Caetano do Sul - SP – CEP 09551-230 Tel.: (11) 4224-5210

Secretaria Municipal de Educação conduzida pelas entidades acima indicadas.
As provas estarão disponíveis online e serão acessadas por meio das contas Educacionais que receberam e, com um tablet realizarão a avaliação. Folhas de rascunhos, oriundas das secretarias de cada escola, (e não folhas sulfite brancas) estarão disponíveis para o discente desenvolver seus caminhos à resposta de múltipla escolha. Ao final, as respostas são enviadas online para o Google Cloud e
disponibilizadas logo após a entrega de todos os alunos. Desta forma, é praticamente automática a correção e acompanhamento das respostas de cada um.

Configuração dos tablets na Divisão de Tecnologia da Informação

config

Para citar como exemplo, o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) realizava testes nacionais com a mesma finalidade, e anualmente. Porém, o resultado só era possível chegar a conhecimento público e ser disponibilizado quase um ano depois, ou seja, a medida
correta do aproveitamento, sofria o impacto dos meses sem que se chegasse à realidade correspondente deste índice.
Nesse quesito, nota-se o pioneirismo de São Caetano do Sul, em sua inovação e municipalização da tecnologia aplicada, neste caso, à Educação.
O uso do Google Forms, diferente da prova impressa (monocromática) conta com ilustrações nos tons web (RGB) para melhor assimilação do aluno, e futuramente, com a possível inclusão de animações, e pequenos vídeos.
Importante dizer que o projeto tecnológico já existia em 2017, porém somente há alguns meses a fibra óptica chegou nas escolas municipais em sua totalidade.
“É com satisfação, que mobilizamos nossas equipes de suporte e desenvolvimento para uma tarefa tão nobre como a de transformar a Educação em nossa comunidade.”
CENTRO DE PESQUISA, FORMAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL DE SÃO CAETANO DO SUL
"Através da Divisão de Tecnologia da Informação, as configurações, suporte técnico, preparação dos
equipamentos, compilações, registros e hosting, informamos que carregamos juntamente com o trabalho em
favor da sociedade municipal, o orgulho de fazer parte de mudanças tão benéficas aos alunos de nosso município."
(Robson Pereira – Diretor do DTI)

Escolas em aplicação de provas: