a7c44a487670d0fce3dfc6323eca9c09.jpg

Verdejando da TV Globo em São Caetano

em 22/09/2017

verdejando

São Caetano dos Sul cria Corredor da Biodiversidade com o projeto ‘Verdejando’ da TV Globo

Nesta quarta-feira (20/09), São Caetano do Sul ganhou 100 novas árvores no Bairro Fundação. O plantio é uma iniciativa do projeto “Verdejando”, da TV Globo, que chega à cidade por meio de uma parceria com a Prefeitura.

As árvores, todas espécies da Mata Atlântica, foram plantadas na Avenida do Estado, beirando ao Rio Tamanduateí, criando assim o Corredor da Biodiversidade. “Agora, ao longo dos próximos anos, vamos estender esse corredor por toda a extensão da avenida entre os Bairros Fundação e Prosperidade”, afirma o vice-prefeito.

Também foi feito pela Prefeitura, através da Seohab (Secretaria de Obras e Habitação), um jardim de chuva ao longo do trecho. Com camadas de drenagem, a intenção é diminuir a impermeabilização do solo, fazendo a  água ser absorvida pela terra.

“Vamos monitorar o funcionamento desse jardim, para também promover sua ampliação”, diz o secretário da Seohab. Das árvores plantadas, 70 foram fornecidas pela Prefeitura de São Caetano do Sul e 30 pela TV Globo.

PLANO MUNICIPAL

São Caetano do Sul conta com o Plano de Arborização Urbana criado por lei em 2011. De lá para cá, toda política de arborização atende a essa lei, que prevê inclusive quais espécies (sempre da Mata Atlântica) devem ser plantadas.

Assim que a lei foi criada houve uma ação inicial de plantio de 1.500 árvores. São exemplares adquiridos pela Prefeitura ou recebidos de empresas como forma de compensação ambiental.