Cultura

Casa do Artesão

Casa do Artesão

Os artesãos da cidade têm um espaço próprio para expor e vender suas criações. A Casa do Artesão Reinaldo Joaquim Gomes, criada em agosto de 2001, pela Prefeitura de São Caetano, visa estimular a produção artesanal e ser um mecanismo do desenvolvimento econômico e de inclusão social, na medida em que gera emprego e renda. Localizada no Centro, com um espaço interno de 143 metros quadrados, a Casa expõe e comercializa os trabalhos dos artistas da cidade - possui mais de 5 mil peças de artesanato, dispostas em prateleiras de vidro e metal.

A Prefeitura cedeu o espaço e montou a loja, administrada pela Secretaria da Cultura. Do total das vendas realizadas pelo comércio artesanal, 10% destina-se às despesas com manutenção da Casa do Artesão.

Com a disposição ordenada das prateleiras, os clientes circulam pela loja com facilidade para observar os produtos por todos os ângulos. A Casa funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 16 horas. Porta-chaves, panos de prato, toalhas de mesa, porcelanas, velas, vasos, bonecas de pano, sabonetes, esculturas, telas entre outros, são alguns dos produtos não-industrializados comercializados no local. São objetos de cerca de 250 artesãos cadastrados, em todas as faixas de preços.

Algumas das peças dos artesãos de São Caetano também podem ser observadas na feira de artesanato do Espaço Verde Chico Mendes (Avenida Fernando Simonsen, 566, Bairro Cerâmica), aos domingos e feriados, das 9h às 17h.
Os interessados em expor trabalhos na Casa do Artesão devem realizar cadastro, que são abertos periodicamente, no próprio local, com a condição de ser, comprovadamente, morador de São Caetano.

Casa do Artesão

Rua Pará, 88 - Bairro Centro - Tel.: 4229-9988

09510-130 - São Caetano do Sul

De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e, aos sábados, das 9h às 13h

Compartilhe: