Deficiência ou Mobilidade Reduzida

Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida

Logo Sedef BorboletasEm tempo de afirmação e garantia dos direitos humanos fundamentais, a pessoa com deficiência de São Caetano do Sul encontra na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida (SEDEF) um espaço sensível às suas necessidades, comprometido em facilitar o empoderamento dessa população, articulando-se com os vários órgãos e entidades da sociedade.

A SEDEF fomenta, promove e estimula ações que contribuem para a implantação e consolidação de políticas públicas que visam a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e suas famílias, atuando da seguinte forma:

Acolhimento - Realizado por toda equipe da Secretaria, consiste na escuta atenta das necessidades dos moradores de São Caetano do Sul de forma ativa, orientando e estimulando a reflexão junto a pessoa com deficiência e seus familiares, visando a compreensão do melhor e mais adequado encaminhamento da demanda. Muitas vezes, é durante esse atendimento que o trabalho de informação e conscientização a respeito dos diversos dispositivos disponíveis no município e em outras instâncias são alcançados pelo munícipe.

Serviço Social – É o atendimento realizado pelo profissional capacitado e habilitado para aprofundar as questões apresentadas durante o “acolhimento”, tratando das questões mais delicadas ou complexas que podem comprometer o empoderamento da pessoa com deficiência e ou sua família. O “Assistente Social” atua para além da SEDEF, vai até o munícipe sempre que necessário, bem como a qualquer espaço na busca de resoluções. Ele faz mediações, encaminhamentos, parcerias com a Assistência dos demais departamentos da Prefeitura e outros, orienta e articula iniciativas a fim de garantir direitos sociais.

Acessibilidade em Libras – A comunidade surda conta com “Intérpretes de Libras”, em horário comercial na SEDEF, para que o atendimento seja efetivo e eficaz, tendo suas necessidades atendidas e dúvidas esclarecidas.

Acesso à Tecnologia Assistiva - A SEDEF dispõe em sua equipe técnica do profissional “Analista em Tecnologia Assistiva” que é responsável pela “Avaliação Funcional” da pessoa com deficiência que tem interesse em participar do Programa Esportivo Comunitário - PEC Inclusivo (parceria com a SELJ – Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude), do Ballet Adaptado (parceria com a SECULT – Secretaria Municipal de Cultura), como também o que está inserido no Programa de Inclusão Escolar (parceria com a SEEDUC – Secretaria Municipal de Educação), entre outros, ou ainda deseja ingressar no mercado de trabalho (Parceria com a SEDETI – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação). Atua também, no processo de destinação de Equipamentos de Tecnologia Assistiva aos munícipes de São Caetano do Sul, sendo estas próteses, órteses, cadeira de rodas e banho etc.

Completam a grade de serviços prestados o Curso de Libras, Fornecimento de Tecnologia/SEDEF Assistiva, Programa de Empregabilidade PcD, Atendimento Socioassistencial Programa Esportivo Comunitário – PEC. Bem como realiza os encaminhamentos necessários para o fornecimento de Prótese Auditiva, Fralda Pediátrica e o Fornecimento de Tecnologia Assistiva/SESAUD, realizados em parceria com a SESAUD - Secretaria Municipal de Saúde.

Secretária: ADRIANA GOMES DA FONSECA

Alameda Conde de Porto Alegre, 800 - Bairro Santa Maria
CEP: 09561-000
Tel.: (11) 4233-7550
E-mail: sedef@saocaetanodosul.sp.gov.br

 

 

 

Veículos conduzidos ou que transportam pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, que comprovadamente residam no município de São Caetano do Sul, ficam isentos do pagamento pelo uso e ocupação de vaga do sistema de estacionamento rotativo...
A Tecnologia Assistiva é a área de atuação transdisciplinar responsável por identificar os produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e ou serviços necessários, de forma a garantir funcionalidade e empoderamento da pessoa com...
Fralda Pediátrica Para pleitear Fralda Pediátrica, o munícipe deve realizar solicitação formal junto a SEDEF, apresentando no ato da solicitação, original e cópia dos seguintes documentos:
    RG, CPF ou Certidão de Nascimento do interessado; RG,
...
Para participar do Programa Esportivo Comunitário – PEC Inclusivo, a pessoa interessada ou seu responsável deve ir até a SEDEF com laudo médico atestando a liberação para a prática esportiva e preencher o Protocolo de Atendimento. Posteriormente...
Acompanhe as ações da SEDEF Aqui você encontrará as novidades, convites, campanhas abertas, ações da Secretaria entre outras novidades.   Video da Virada Inclusiva: clique aqui para ver o que aguarda a todos nessa virada 2018: clique para...
Prótese Auditiva Para pleitear Prótese Auditiva, o munícipe deve realizar solicitação formal junto a SEDEF, apresentando no ato da solicitação, original e cópia dos seguintes documentos:
    RG, CPF ou Certidão de Nascimento do interessado; RG, CPF
...
Considerando a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e a Lei Federal nº 13.146/15, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – LBI, bem como a necessidade dos munícipes com Deficiência e/ou TEA, com idade superior a 30...
Mãos comunicando em LibrasObjetivando a inclusão da pessoa surda na sociedade, a SEDEF oferece de forma gratuita o...
A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou com Mobilidade Reduzida cria o...