Educação

Centro de Capacitação de Profissionais da Educação Dra. Zilda Arns (Cecape)

Carta da equipe do CECAPE pela Educação

Caríssimos profissionais da Educação de São Caetano do Sul,
“Amar é acolher, é compreender, é fazer o outro crescer”. Iniciamos esta carta com as palavras de Zilda Arns Neumann, uma mulher protagonista que dá nome ao nosso centro de capacitação. Mais do que nomear um importante equipamento da Secretaria Municipal de Educação, ela nos inspira a lembrar e relembrar o que é mais importante em nosso trabalho: acolhimento, compreensão, generosidade, crescimento, amor.

Quando falamos de educação, nos referimos a uma imensa rede de colaboradores, que é constituída por todos os profissionais da área da Educação. Trata-se, portanto, de uma área central nas políticas públicas e de grande e profunda complexidade.

Por um lado, temos que assumir o rigor como norteador de nosso trabalho, pois desejamos aprimorar a formação de um grande grupo de profissionais com o objetivo de gerar impacto educacional nas escolas. Estamos focados em uma formação que considere as diretrizes educacionais do município, valorizando os resultados que uma ação pedagógica mais qualificada pode desencadear.

Por outro lado, desejamos que este seja um espaço para pensar e subsidiar o projeto que se realiza nas escolas da cidade. Não nos referimos apenas aos projetos pontuais (importantes na formação de nossos alunos), mas também a um projeto maior: a educação como dimensão da formação humana, focada na criação de condições para que o indivíduo encontre seu lugar na cidade e no mundo. E isso só podemos fazer com afeto e com especial atenção as palavras de Zilda Arns.

Queremos subsidiar a formação de pessoas que formam pessoas. Para isso, acreditamos que devemos trabalhar em rede, coletivamente, garantindo condições igualitárias focadas na justiça social, no desenvolvimento de competências e na construção de uma atmosfera para o encontro entre fazeres e saberes, entre educadores e educandos, entre indivíduos que querem um futuro melhor.

Assim, desejamos garantir lugares de escuta e de fala, de compartilhamento e descobertas, de inovação e valorização da tradição sancaetanense de educar, e assim, (re)construir um futuro cidadão e promissor.

A educação é um processo que vai além da escolarização. É uma dimensão que envolve famílias, profissionais da educação, políticos, instituições, projetos e sonhos. E o nosso sonho é que todos realmente aprendam. E aprender é um processo que perdura durante toda a vida.

Se nosso trabalho é complexo e muitas vezes com desafios que parecem superar as nossas forças, por outro lado proporciona o contato com aquilo que é mais importante: o brilho do olhar de um aluno quando descobre e aprende algo que ele considera verdadeiramente importante.

Quando são criadas as condições para que esse brilho de olhar ocorra, todos os esforços valem a pena. Convidamos a todos os profissionais para envolverem-se em nosso trabalho e colaborar, de forma coletiva e colaborativa, a criar as melhores condições para isso: para que os olhos possam brilhar.

Se avançarmos nesse sentido, nosso trabalho será coerente com aquela que dá nome ao nosso espaço e que sempre deve ser lembrada.

Diretor: Denise Pattini
Rua Tapajós, 300, Bairro Barcelona
São Caetano do Sul
Tel.: 4224-0676

Compartilhe: