Educação

Programa de Inclusão Escolar

PROGRAMA DE INCLUSÃO ESCOLAR

Em 2014, a Secretaria de Educação de São Caetano aprimorou seu Programa de Inclusão Escolar, melhorando a qualidade do atendimento aos alunos beneficiados e aumentando o número de professores especialistas em Educação Especial, de forma que todas as escolas de ensino fundamental dispõem de um professor especialista para acompanhar e orientar o trabalho das equipes escolares, bem como auxiliar diretamente o fazer pedagógico do professor em sala de aula. Atualmente, são atendidas na rede municipal, trezentas e oitenta crianças com necessidades educativas especiais, público-alvo da educação inclusiva, a saber: crianças com deficiência intelectual, com deficiência física, deficiência visual, auditiva, transtornos do espectro autista e altas habilidades ou superdotação.

As ações previstas no Decreto nº 7611/11, relativas ao Atendimento Educacional Especializado, vem sendo desenvolvidas por esta Secretaria através do acompanhamento aos alunos público-alvo, em ações de 2 modalidades: a Itinerância e o atendimento em Salas de Recursos Multifuncionais.

Na modalidade de Itinerância, tais professores acompanham as escolas e suas equipes, orientando o fazer pedagógico em sala de aula e estimulando práticas inclusivas na escola como um todo.

Já no atendimento aos alunos em contra turno escolar, há 15 salas de Recursos Multifuncionais, onde o professor acompanha um número reduzido de alunos (máximo de quatro) por atendimento. Neste espaço, utiliza materiais diversos, como jogos e materiais adaptados, traçando objetivos específicos para cada educando, a fim de desenvolver habilidades e competências que possam beneficiá-lo na superação de suas dificuldades.

A Secretaria priorizou também a melhoria do atendimento dispensado aos alunos com necessidades especificas de locomoção ou cuidados pessoais, através de contrato com a empresa AME, disponibilizando 85 auxiliares de Inclusão para atuar junto aos alunos do Ensino Fundamental e Médio que necessitam de auxílio para alimentação, higiene e locomoção no espaço escolar.

Compartilhe: