QUEM SOMOS

O Arquivo Público Municipal (APM-SEGOV) foi criado em 2016 e atualmente está vinculado à Secretaria de Governo. O órgão é responsável por formular, orientar, implementar, acompanhar e supervisionar a política pública sobre gestão e preservação documental do município de São Caetano do Sul.

Entre suas principais atividades estão a orientação e coordenação dos trabalhos da Comissão Permanente de Avalição de Documentos – CPAD visando à elaboração de instrumentos de gestão que permitam identificar a destinação final dos documentos, bem como garantir o acesso e preservação das informações produzidas pelo poder público municipal, em conformidade com as políticas nacional e estadual de arquivos.

Atualmente o município conta com a Fundação Pró-Memória que se dedica a preservar a identidade histórico-cultural de São Caetano do Sul.

O Arquivo Público Municipal funciona administrativamente no endereço:

Av. Fernando Simonsen, nº 566, CEP 09540-230, porém o atendimento ao cidadão é realizado por meio de solicitações no Atende Fácil (http://www.saocaetanodosul.sp.gov.br/atende-facil.html). Já o depósito de documentos conta com 65.359 caixas-arquivo, composto por documentos textuais, mapas e livros. O documento mais antigo do acervo possui data de 1946, dois anos antes da oficialização da emancipação do município que ocorreu em 24 de dezembro de 1948.

 

Rua Serafim Carlos, nº 571, bairro São José - CEP 09570-410

E-mail: arquivomunicipal@saocaetanodosul.sp.gov.br

Fone: (11) 4233-4144