EDUCA SÃO CAETANO

A Prefeitura de São Caetano mantém o Educa São Caetano, projeto que utiliza as mais avançadas ferramentas tecnológicas para auxiliar o ensino das Escolas Municipais Integradas (EMIs), Escolas Municipais de Ensino Infantil (EMEIs) e Escolas de Ensino Fundamental da cidade. Cerca de 20 mil alunos utilizam o sistema nas escolas.

No ensino infantil, são usadas as Mesas Educacionais Mundo das Descobertas, que são formadas por atividades interativas multimídia, desafios, jogos, cantigas e diversos materiais manipuláveis que encorajam a experimentação. Construídas para serem utilizadas por até seis crianças, facilitam ainda a socialização.

No Ensino Fundamental, são usadas mesas Alfabeto e TOQ. A Mesa Educacional Alfabeto faz uso de animações, material concreto, vídeos e recursos sonoros que criam um ambiente interativo e estimulante para o aluno. Encaixando blocos coloridos em um módulo eletrônico, o aluno pode aprender a reconhecer letras, construir palavras, associar as palavras aos seus significados, ler, criar e interpretar textos. Já a mesa TOQ permite a interação entre alunos de maneira colaborativa por meio do toque. Um conceito inovador pensado para a sala de aula.

Nesse mesmo nível de ensino, alunos e professores têm à disposição o portal São Caetano do Sul. Entre as dezenas de utilidades do site está a possibilidade de acesso a qualquer hora e de qualquer local com acesso à Internet; conteúdo analisado por especialistas; enciclopédia; simuladores de exercícios; tabelas; atlas; dicionário Aurélio; entre outras. Tudo desenvolvido de acordo com o nível de aprendizado, perfil e idade dos estudantes. Outra solução utilizada por esses alunos é o Aprimora, plataforma educacional que visa desenvolver habilidades seguindo o ritmo de cada aluno. Com o Aprimora o aluno pode trilhar o seu próprio caminho na busca de conhecimento, de maneira personalizada. A plataforma torna-se uma grande aliada para o professor que pode acompanhar o desempenho de seus alunos individualmente ou em grupo. As plataformas educacionais Aprimora, foram desenvolvidas em um sistema multiplataforma, ou seja podem ser utilizadas nos mais diferentes dispositivos eletrônicos e sistemas operacionais.

Os alunos e professores também utilizam o Integra, plataforma que apresenta uma variedade de vídeos, conteúdos interativos, simuladores, atividades, jogos, desafios, sugestões de encaminhamento, que são organizados a partir de diferentes conteúdos curriculares. O Integra abrange as áreas de Língua Portuguesa e Matemática, e está disponível para professores e alunos para do Ensino Fundamental.

A Lousa Interativa é um recurso que está disponível em todas as escolas e salas de aula do Ensino Fundamental. É um recurso multimídia versátil, pois se adapta facilmente è necessidade de cada turma. É composta por uma tela e canetas que podem ser utilizadas simultaneamente e funcionam em total interação com qualquer recurso.

Tanto no Ensino Infantil quanto no Fundamental, o professor também tem acesso a ferramentas para o melhor desenvolvimento de suas atividades em classe, otimizando o tempo, contextualizando melhor as matérias e planejando com mais eficácia as aulas. Os mestres foram capacitados para aplicar o Educa São Caetano e terão treinamento continuado, tanto presencial quanto a distância. Além da formação, tem o acompanhamento local, tanto pedagógico quanto técnico.