Foto: Letícia Teixeira / PMSCS

No dia em que São Caetano do Sul comemora 145 anos, 28 de julho, o prefeito José Auricchio Júnior inaugurou o primeiro parque do Bairro Fundação: o Parque Municipal Província de Treviso, que possui 20 mil metros quadrados de área verde e de lazer, e agrega a primeira Inspetoria da GCM (Guarda Civil Municipal) da cidade. O investimento total passou dos R$ 9,5 milhões. Ao final da cerimônia, cerca de 3 mil pessoas ainda puderam se deliciar com 130 kg de bolo oferecido aos moradores.

O prefeito ressaltou a alegria em realizar um sonho que nasceu em 2005, em sua primeira de quatro gestões. “Lembro-me que à época fui criticado por opositores e pessoas que não acreditavam no projeto de implantar um parque aqui no Bairro Fundação. Faço questão de recordar isso, para demonstrar o quanto é complicado levar adiante um projeto destes na administração pública, principalmente por se tratar deste terreno, que levamos mais de uma década para conseguir aprovação pela Cetesb, em processo que incluiu a descontaminação do solo. Por isso, é com orgulho enorme que entregamos o Parque Municipal Província de Treviso”, resumiu Auricchio.

 

PARQUE

Uma das ações do Programa ReFundação 2020-2025, o Parque Província de Treviso está situado em parte do terreno das antigas Indústrias Matarazzo. As obras foram iniciadas em novembro de 2020.

Foram construídos sanitários, lanchonete, área para o desenvolvimento da compostagem, ciclovia, pista de caminhada, quadras poliesportivas, espaço pet, academia da longevidade, playground e jardins de chuva, além do plantio de 250 árvores. O paisagismo conta com espécies arbóreas nativas e grande parte do local é de vegetação. Além disso, o Província de Treviso foi construído com todas as adequações para receber festas temáticas, como a Festa Italiana.

 

INSPETORIA DA GCM

A primeira Inspetoria da GCM de São Caetano será um braço da Secretaria de Segurança (Seseg) no bairro. Com instalação para receber entre 60 e 70 GCMs, o local foi construído de forma estratégica dentro do parque.

“O prefeito Auricchio determinou a implantação de inspetorias da GCM pelos bairros. O objetivo é a descentralização e a otimização dos serviços da corporação, além de interagir melhor com a população. Esta é apenas a primeira de cinco que pretendemos implantar até o fim de 2024”, explicou o secretário de Segurança, Lourival dos Santos Silva.