Ansiedade, nervosismo, alegria, lágrimas, emoção, inspiração. A live de apresentação dos projetos participantes do concurso Technovation Girls, realizada na noite desta quarta-feira (3/6) teve todos os componentes de uma grande final, mas foi apenas o começo da competição que mobiliza 13 equipes de estudantes da rede municipal de São Caetano.

A Technovation Girls é a maior competição de tecnologia do mundo voltada exclusivamente a meninas e quase 20% de todos os projetos brasileiros participantes são da rede municipal de São Caetano do Sul.

"Mesmo com as restrições da pandemia, trabalhando à distância, temos 13 participantes do total de 76 projetos inscritos em todo o país”, informou o diretor da Escola Municipal de Informática Profa. Neusa Maria Nunes Branco, no início da live. “Vocês já são pra lá de vencedoras”, disse o professor, dirigindo-se às alunas, professoras mentoras das equipes e também às famílias que apoiaram as estudantes.

Cada equipe participante teve 5 minutos para a apresentação de seu projeto a uma banca avaliadora, composta por mulheres atuantes nas áreas de Tecnologia e Marketing. A apresentação para a banca não foi uma etapa oficial da competição e, portanto, não teve caráter seletivo. Foi mais uma forma de apresentar o trabalho das alunas para a cidade e prestigiá-las.

Nem por isso a tarefa da banca avaliadora era simples: elas encararam o difícil desafio de escolher o melhor projeto da categoria Sênior (15 a 18 anos) e os dois melhores projetos da categoria Júnior (de 10 a 14 anos). O clima era de expectativa entre as alunas, antevendo as etapas de classificação regional (de 8 a 15 de junho).

As equipes vencedoras ganharam, como prêmio, um curso de empreendedorismo na USCS, Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Mas todas as alunas participantes tiveram uma surpresa: presente à live, o diretor da Divisão de Tecnologia da Informação da Prefeitura (DTI) encantou-se com a qualidade dos projetos e já garantiu às meninas uma visita à DTI e a possibilidade de estágios quando acabar a pandemia.

O final da apresentação foi emocionante. O anúncio das equipes vencedoras desencadeou palmas, gritos e lágrimas de alegria de alunas e até das mães, sempre presentes como apoiadoras. “Não teríamos chegado aqui sem a parceria das famílias”. Na live, os comentários se multiplicaram durante toda a apresentação: “muito pertinente”, “excelente”, “relevante”, “elas dominam o assunto”. Mas, ao final, apenas duas palavras resumiram toda a emoção do momento: “parabéns” e “orgulho”.

SOBRE A TECHNOVATION GIRLS

A Technovation Girls é uma competição de tecnologia criada para estimular as mulheres a entrarem no campo da tecnologia. As meninas participantes têm o desafio de desenvolver aplicativos com propósito social. São Caetano é representada por alunas entre 8 a 18 anos, do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio, das EMEFs 28 de Julho, ngelo Raphael Pellegrino, Bartolomeu Bueno da Silva, Anacleto Campanella, da EME Profa Alcina Dantas Feijão e da EMEFM Oscar Niemeyer.

Confira a live “Pitch Municipal Virtual São Caetano do Sul” no canal do Youtube da Technovation Girls Brasil: https://www.youtube.com/channel/UCXkTGK1W4n58_XFK4qe4HBg

Veja quais foram as equipes vencedoras:

1º Lugar na Categoria Sênior

EME PROF. ALCINA DANTAS FEIJÃO

Professoras mentoras: Luciana De Cássia Pereira, Ana Cristina de Freitas e Thamires Marquesin

Alunas: Évelyn Cristine da Silva de Jesus, Gabriela Bernardes, Lídia Lucena Dantas, Rafaela Bernardes e Suelen das Graças Martins da Silva                         Projeto Scout - é um aplicativo que procura desaparecidos para trazê-los de volta a seus lares com segurança. O app terá como base a troca de informações entre os usuários e, futuramente, pode contar com o cruzamento de dados com delegacias, rodoviárias e etc. https://youtu.be/u16wOYKfYmU

1º Lugar na Categoria Júnior

EMEF ANACLETO CAMPANELLA

Professoras mentoras: Léia Bastos e Graciele de Oliveira Silva

Alunas: Bianca Batista Cardoso, Beatriz Pereira Lago e Marilia Rodrigues Montenegro Morales                                                                                                 Projeto Resgate aos animais – app desenvolvido para ajudar a reduzir o número de animais perdidos ou abandonados nas ruas. https://youtu.be/WGpU2Wi96Bw

2º Lugar na Categoria Júnior

EMEF BARTOLOMEU BUENO DA SILVA