Texto: Eliane Parmezani MTb 48.006/Secult PMSCS

Foto: Regina Maria / Secult PMSCS

 

No sábado (22/10), das 10h às 18h, o evento Murais em Ação e 3º Guetto Battle aterrissa em São Caetano do Sul para a juventude de todas as tribos e idades. O objetivo é propiciar o acesso dos jovens às artes, ao esporte e ao lazer, além de fomentar o trabalho de artistas locais. 

Com foco na expressão visual da cultura de rua, o projeto Murais em Ação fará da passagem de nível da rua Conde Francisco Matarazzo, no Centro, uma verdadeira galeria de graffiti. Já o 3º Guetto Battle agrega os outros três elementos da cultura hip hop à programação do dia, com batalha de breaking (por meio de competição mista entre bboys e bgirls, no formato um por um), presença dos DJ’s Ninja e Ronneyoyo, e de MC’s. No júri, Andrezinho (Back Spin), Thaisinha (Nossa Crew) e Goga (P. D. Crew). As atividades são gratuitas.

Haverá premiação em dinheiro no valor de R$ 1.000 para o primeiro colocado, troféus para o primeiro e segundo lugares, e brindes. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Cultura e da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), e tem o apoio da Confederação Brasileira de Breaking (CBRB) e da Federação Paulista de Breaking (FSPB). Acompanhe a programação:

 

Murais em Ação

10h - 12h - Graffiti e inscrições para a Batalha de Breaking

12h - Inauguração da “Galeria Municipal de Arte Urbana” e certificação dos artistas

 

3º Guetto Battle

13h – Seletivas da Batalha de Breaking

14h - Oitavas de final

15h - Quartas de final

16h - Semifinais / apresentação de rap

17h - Final

 

Arte urbana

A Prefeitura de São Caetano do Sul foi contemplada no edital de financiamento do Programa “Juntos Pela Cultura”, do Governo do Estado de São Paulo, via Associação Amigos da Arte. A cidade foi aprovada na chamada pública “Arte Urbana SP” com o projeto Murais em Ação, que foi expandido com o 3º Guetto Battle, incluindo atrações que contemplam os quatro elementos da cultura hip hop (graffiti, breaking, DJs e MCs).

Em parceria com representantes da arte urbana em São Caetano, o projeto Murais em Ação busca promover a livre expressão artística por meio do graffiti, conciliando a arte à reflexão, reconstruindo e transformando o espaço. A ação dialoga com as identidades locais, por meio de uma diversidade de expressões.

O primeiro Guetto Battle, de temática hip hop, ocorreu em 2019, tendo por atrações o breaking, rap, skate, entre outras. Em 2021, a segunda edição aconteceu junto ao evento “Fest Jovem”: o ponto alto foi uma animada batalha de breaking, com DJ, cyphers (rodas de breaking sem competição) e quizzes com distribuição de brindes. Ambos na Estação Cultura, tiveram a iniciativa e realização da Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Cultura.

Acompanhe a agenda cultural de São Caetano do Sul pelo site: cultura.saocaetanodosul.sp.gov.br e Instagram @culturasaocaetano.