O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, anunciou pacote de ações de proteção e bem-estar animal, que representa um grande salto nas políticas públicas no setor. O ato foi realizado quinta-feira (30/6), no Campus Centro da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul).

São três projetos de lei encaminhados à Câmara, que dispõem sobre a criação do Hospital Veterinário Universitário Municipal, que será gerido pela USCS; criação do Programa Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal e da Subsecretaria de Proteção e Bem-Estar Animal; e a criação do Conselho Municipal de Bem-Estar Animal. Auricchio anunciou também a criação da Unidade Básica de Saúde Animal e a inserção de médicos veterinários nos NASFs (Núcleos de Apoio à Saúde da Família).

“A universidade é o berço de uma sociedade equilibrada e justa. A parceria com a USCS, no Hospital Veterinário, atende os anseios da população. Com esse conjunto de ações, nossa cidade traz um olhar diferenciado, uma resposta para todos que lutam pela causa animal. Nossos moradores terão um ganho em acolhimento e orientações, que terá início dentro de casa, com apoio dos veterinários vinculados ao NASF, até o direcionamento à Unidade Básica de Saúde Animal ou Hospital Veterinário”, destacou o prefeito.

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família são constituídos por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes de Saúde da Família.

“São Caetano mostrou um olhar diferenciado e especial quando criou as Praças da Família, com espaços pet. Agora avançamos para um projeto grande de saúde animal. Estamos unindo educação e cuidados efetivos como base de nosso trabalho, integrando todos os novos serviços na Subsecretaria de Saúde Animal. Este pacote de ações será um grande diferencial na promoção de saúde e prevenção de agravos, tanto para a família humana quanto para a família pet”, destacou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

A Unidade Básica de Saúde Animal será instalada da Rua Matilde, no Bosque do Povo. A unidade será destinada a promover ações e serviços de saúde para o bem-estar animal, prestados pela administração. O projeto está em fase de execução e as obras devem começar em breve. 

O reitor da USCS, Leandro Prearo, que vistoriou as obras do Hospital Veterinário com a equipe da Prefeitura, comemorou o pacote de ações de bem-estar animal. “O hospital veterinário é um sonho antigo da universidade e agora veio para concretizar e fortalecer a formação dos nossos alunos. O projeto coroa o tripé formado por pesquisa, ensino e extensão. Além de atender nossa comunidade, vamos começar a investir em pesquisa na área da medicina veterinária. A Prefeitura de São Caetano entende a importância da universidade em colaborar na construção de políticas públicas”, destacou.

O Hospital Veterinário Universitário Municipal prestará serviços de consulta, cirurgias, exames laboratoriais, medicação e internação, servindo de suporte acadêmico às atividades de ensino, pesquisa e extensão da USCS. O espaço com quase 1,1 mil m² deve ser inaugurado no início de setembro, e recebeu emenda parlamentar de R$ 100 mil do deputado estadual Thiago Auricchio.

“Esse hospital vai, mais uma vez, ser um marco para a história de nossa cidade. Parabenizo a todos pelo compromisso e o lançamento de todas essas ações que trazem um ganho imensurável para a causa animal”, afirmou o parlamentar.

O deputado estadual delegado Bruno Lima, militante da causa animal, também veio conhecer as ações propostas em São Caetano. “Quem luta pela causa animal sabe das dificuldades. Fiquei emocionado com a visão que a cidade tem  sobre o tema. Infelizmente não é essa a realidade do nosso Estado e do nosso País. Acredito que São Caetano será referência com a implantação de todos esses equipamentos e serviços. Sucesso a todos”.