Foto: Letícia Teixeira

Durante todo o mês de agosto, mês que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação, as mães que frequentam a Casa da Gestante de São Caetano do Sul e amamentam há mais de seis meses foram presenteadas com diplomas parabenizando as mamães, por terem se dedicado à lactação durante os primeiros meses de vida de seus bebês. Também foram realizadas rodas de conversa todas as sextas-feiras com profissionais da Saúde alertando sobre a importância do aleitamento materno.

Lançado oficialmente em 2017, o Agosto Dourado foi criado pela SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) com base na semana do aleitamento materno, comemorada no início do mês. O nome simboliza o padrão ouro de qualidade do leite materno. E o objetivo é que durante o mês haja incentivo e estímulo à amamentação.

O leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês e a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil, sendo capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos, segundo o Ministério da Saúde. “O leite materno é o alimento mais completo para o bebê. Além disso, oferece proteção imunológica aumentando a resistência à diversas doenças comuns na infância e o ato de sugar desenvolve toda musculatura facial do bebê”, explicou a coordenadora da Casa da Gestante, Patrícia de Mesquita Gonçalves.

A mãe também tem vantagens quando amamenta seu bebê. Além do vínculo afetivo, a perda de peso ocorre mais facilmente e o útero retorna mais rapidamente ao tamanho normal.

CASA DA GESTANTE

Recém-inaugurado, o novo prédio da Casa da Gestante, em São Caetano do Sul, é um espaço de acolhimento, acompanhamento e cuidados para a gestante e bebês de alto risco. Por mês, são cerca de 3 mil atendimentos realizados no espaço. Desde que o serviço foi inaugurado na cidade, em 2007, mais de 20 mil mães já foram atendidas. 

O espaço conta com diversas especialidades: Neonatologia, Nutricionista, Neurologia, Cardiopediatria, Nutrologia, Fonoaudióloga de segmento do teste da orelhinha e Bera, Psicologia, Odontologia e Enfermagem com ambulatório de amamentação 

A Casa da Gestante fica na Rua Espírito Santo, 27, Centro, e o telefone é 4227-6776. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.