A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio do Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Drª Zilda Arns está promovendo mais uma série dos “Encontros Dialógicos – Educação em processo de (re)significação”, com especialistas convidados.

Segundo a diretora do Cecape, Denise Pattini, o objetivo dos encontros é proporcionar um espaço de reflexão e diálogo para uma educação pública integral, equitativa e de qualidade. Os encontros serão veiculados ao vivo pelo Youtube, abertos ao público, com acesso pela página educador.scseduca.com.br. 

Os encontros ocorrem nas duas últimas semanas de setembro: dias 20, 21, 22 e 23 e dias 27, 28, 29 e 30, sempre das 19h às 21h.

Confira a programação: 

 

Segunda (20/9)

PEDAGOGIAS LIBERTÁRIAS: 100 ANOS DE PAULO FREIRE

Convidado: VALTER MARTINS GIOVEDI - Professor do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutor pela PUC de São Paulo (2012). Graduado em Filosofia e mestre pelo Programa de Educação: PUC - SP (2006). Membro da Rede Freireana de Pesquisadores e um dos criadores e coordenadores do Grupo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire da UFES.

Mediação: Wesley Dourado

Abertura cultural: Arte Despertar – Carolina Bahiense e Elaine Dauzcuk

 

Terça (21/9)

DESAFIOS DO CONTEXTO ESCOLAR 

Convidado: LUPÉRCIO APARECIDO RIZZO - Doutor em Filosofia da Educação pela USP, Mestre em Educação pela UNINOVE, pós-graduado em docência no ensino superior pela Uninove e pedagogo pela Faculdade Tijucussu - FATI. Coordenador institucional na Universidade São Caetano do Sul - USCS. Coordenador do curso superior de gestão em recursos humanos no Centro Universitário Senac - SP.

Mediação: Marcos Vinicius Zanutto

Abertura cultural: Jussara Ayres e Rafaela Ayres

 

Quarta (22/9)

COMO CRIAR O CURRÍCULO-EXPERIÊNCIA

Convidada: LUÍZA HELENA DA SILVA CHRISTOV

Mestra em História e Filosofia da Educação e doutora em Psicologia da Educação pela PUC de São Paulo. Pós-doutoramento na Universidade de Barcelona - orientada pelo prof. Jorge Larrosa Bondía. Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes da UNESP. Líder do grupo de pesquisa Arte e formação de educadores do CNPq.

Mediação: Milene Valentir

Abertura cultural: Arte Despertar – Sandra Lessa e João Rodrigues

 

Quinta (23/9)

A IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO NO ESPAÇO ESCOLAR

Convidada: ÉRICA CRISTINA DE SOUZA SENA  - Mestra em Educação - formação de professores (USCS). Professora especialista em didática. Atua como professora da educação básica da rede pública. Autora de artigos sobre formação de professores iniciantes. Atuou como coordenadora pedagógica, lecionou na educação básica privada e formadora do PNAIC. Desenvolve programas de formação continuada para professores iniciantes no grupo Trocando Ideias.

Mediação: Renata Montagneri

Abertura cultural: Valquiria Crivelaro e Soraia Muratt

 

Segunda-feira (27/9)

O DESENHO CULTIVADO DA CRIANÇA: “A LINGUAGEM DA LINHA”

Convidada: FERNANDA COSTA - Diretora pedagógica da escola Stagium (Diadema-SP). Pedagoga que investiga como a criança se relaciona com o mundo. Arquiteta e Urbanista que cria e (re)cria o espaço como educadora e pesquisadora de como construir uma história pedagógica deixando vestígios da memória sobre as crianças e sobre si mesmo.

Mediação: Ana Carolina Thomé

Abertura cultural: Irene Cecatto  

 

Terça (28/9)

PARTIR DA INFÂNCIA: EDUCAR COM AS CRIANÇAS

Convidada: MARTA REGINA PAULO DA SILVA - Doutora em Educação pela Unicamp. Mestra em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Graduada em Psicologia e Pedagogia. Docente Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (PPGE -USCS).

Mediação: Viviane Graciele de Araújo Valério

Abertura cultural: Valquiria Crivelaro e Soraia Muratt

 

Quarta (29/9)

O LUTO INFANTIL

Convidada: ALINE MONGE BITENCOURT - Doutora em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Pedagoga e Mestra em Educação pela UNESP. Professora da Educação Infantil na rede municipal de São Caetano do Sul. Consultora pedagógica e coordenadora da produção de materiais didáticos para a educação básica, junto ao Instituto Claro.

Mediação: Maíra Mello Silva

Abertura cultural: Célio Colella

 

Quinta (30/9)

EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, CURRÍCULO E A LEI

Convidada: JULIANE RIBEIRO  - Professora de Geografia da rede estadual, desde 2014, na EE. Profª. Marina Cintra. Licenciada e bacharel pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - campus Presidente Prudente). Atualmente, mestranda na Universidade de São Paulo, onde pesquisa suas ações que reconstroem o currículo e a criação de uma Geografia Negra.

Mediação: Lia Fernanda da Silva

Abertura cultural: Arte Despertar – Carolina Bahiense e Elaine Dauzcuk