Foto: Divulgação / PMSCS (feita antes da pandemia)

 

A temporada 2021-2022 da Technovation Girls, a maior competição de tecnologia do mundo voltada exclusivamente a meninas, começa em dezembro deste ano e as escolas de São Caetano já podem formar suas equipes.

Para participar é necessário formar equipes de até cinco integrantes nas categorias Júnior (10 a 14 anos) ou Sênior (15 a 18 anos) e indicar um professor ou professora como mentor(a).

O diretor da EMNOVA (Escola Municipal de Novas Tecnologias Profª. Neusa Maria Nunes Branco), ressalta que não é necessário ter conhecimento de tecnologia para ingressar na competição.  “É preciso apenas gosto por liderar equipes, fomentar o trabalho em grupo e auxiliar na construção de projetos”, afirma .

Segundo o diretor, o objetivo da competição é, justamente, a inclusão digital, permitindo que meninas do mundo todo tenham a oportunidade de aprender e aplicar as habilidades necessárias para resolver problemas do mundo real por meio da tecnologia. Assim, os aplicativos desenvolvidos ao longo da competição devem ter algum propósito social.

Em temporadas anteriores da competição, equipes de São Caetano criaram aplicativos com diferentes propósitos, como ajudar no descarte correto do lixo, controlar sintomas de ansiedade, estimular a acessibilidade, contribuir com o desenvolvimento de crianças com autismo e localizar pessoas desaparecidas.

Mais informações sobre a Technovation estão disponíveis no site da Escola Municipal de Novas Tecnologias: https://emnova.scseduca.com.br/.