Durante quase três dias (de 31/1 a 02/2), um grupo de 167 desenvolvedores de games ficaram alojados na Fatec (Faculdade de Tecnologia) de São Caetano do Sul. O objetivo foi participar do Global Game Jam, evento mundial para criação de jogos digitais. A sede são-caetanense foi a maior do Estado de São Paulo e produziu 19 trabalhos, que foram apresentados na tarde deste domingo (02).

O polo instalado na Fatec da cidade obteve números significativos em termos de participantes. Além de ser o maior do Estado (dentre 13 sedes), o polo ficou na terceira posição no Brasil, de um total de 54, e na 41ª do mundo dentre 934 polos de 118 países.

Presente ao evento no domingo, o subsecretário de Inovação da Prefeitura de São Caetano do Sul, Luiz Gustavo Morcelli, destaca a presença marcante do município nas ações tecnológicas. “Mais do que isso, a cidade tem potencial para receber e fomentar ainda mais as ações no universo dos games e da inovação”, diz.

O Global Gam Jam não é competitivo. Neste ano, o evento colocou o tema “Repair” (raparar) como desafio aos 46.710 participantes pelo mundo. Em São Caetano, foram criados 19 jogos. “O evento é uma oportunidade importante para desenvolver competências, habilidades e atitudes que incluem administração do tempo, pensamento criativo e inovador, capacidade de trabalhar em equipe e senso de organização”, avalia o coordenador do curso superior tecnológico de Jogos Digitais da Fatec São Caetano, Alan Carvalho.

A Subsecretaria de Inovação de São Caetano do Sul é ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação.