Foto: Divulgação 

O Comcipas (Conselho Municipal de Cidadania e Participação Social) de São Caetano do Sul reuniu dirigentes das principais instituições da cidade para uma reunião sobre realizações, projetos em execução e planejamentos da Segurança Pública na cidade.

O encontro aconteceu no CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) e contou com as participações da delegada titular de Polícia, Luciara Campos, do secretário de Segurança, Lourival dos Santos Silva, e dos coordenadores do CGE, Cesar Wendel (responsável pela Operação), e Raquel Valadares (Relações Públicas), que apresentaram como funciona a central de monitoramento e a eficiência da comunicação entre as Forças de Segurança. 

O secretário de Segurança, Lourival dos Santos Silva, ressaltou a importância de expor as ações das Forças de Segurança na cidade. “A Segurança de uma cidade é um tema bastante complexo, uma vez que vai além de simplesmente empregar as forças policiais, mas também as ações primárias de combate à criminalidade. As estratégias sobre as ações policiais em determinados bairros, por exemplo, são planejadas de acordo com o setor de inteligência, que se utiliza de índices daquele bairro específico, num determinado período de tempo, para direcionar as ações preventivas de combate ao crime. Por isso, é de suma importância participarmos destas reuniões com os conselheiros do Comcipas e apresentarmos à sociedade o que é realizado para que São Caetano tenha índices cada vez menores”, enalteceu Lourival.

Elísio Peixoto, secretário do Comcipas, diretor da Sede dos Conselhos Municipais e, na ocasião, representando o prefeito José Auricchio Júnior, falou sobre a importância do encontro. “O papel do Comcipas é valorizar as lideranças sociais e as entidades da sociedade civil organizada, reconhecendo seu protagonismo no desenvolvimento de políticas públicas, abrindo as portas da administração pública para o diálogo”, finalizou Elísio.