Foto: Ricardo Quiles / GCM / PMSCS

O Conselho Municipal de Segurança (Cosem) de São Caetano do Sul realizou na quinta-feira (9)12, a última reunião de 2021, quando foram apresentadas as ações realizadas durante o ano, em atenção às demandas trazidas por representantes da sociedade civil. O encontro aconteceu no CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências).

Durante a reunião, o secretário do Cosem, Luiz Antônio Dantas Valente, explanou sobre os índices criminais, as operações policiais em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil e a GCM (Guarda Civil Municipal), que tiveram o objetivo de inibir a criminalidade no município.

“Tivemos a Operação Tolerância Zero, que visou coibir a aglomeração de pessoas, o descumprimento do decreto estadual do Plano São Paulo, a desordem e a perturbação do sossego, em conjunto com as secretarias de municipais de Planejamento e Gestão (Seplag), Mobilidade Urbana (Semob) e Saúde (Vigilância Sanitária). Além disso, tivemos as campanhas de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil e da Violência Contra a Mulher”, ressaltou Valente.

 

PREVENÇÃO

O comandante da GCM, Claudinei da Silva Magalhães, apresentou ao Cosem as ações preventivas da corporação, que estão sendo utilizadas na Operação Natal Seguro e que reforçam a segurança nos perímetros comerciais do município, iniciadas entre os dias 6 e 31 de dezembro. 

Em continuidade às ações preventivas, foram expostas orientações de segurança ao conselho, durante o período de compras para as festas de final de ano, sendo eles presenciais e on-line, transações bancárias virtuais, bem como manter as residências em segurança, selecionadas pela Polícia Civil, Militar e a GCM.

Ao final da reunião, o secretário de Segurança e presidente do Cosem, Jorge Martins Salgado, agradeceu a presença de cada membro. “Mês a mês, sugestões da comunidade relativas à Segurança são transmitidas à sociedade civil, além de apresentar as demandas executadas pelas Forças de Segurança do município. Por isso, deixo publicamente meus parabéns pela dedicação de todos os agentes de Segurança e pela integração e trabalho em conjunto das polícias Militar e Civil e a GCM, o que tornaram o município cada vez mais seguro”, finalizou Salgado.