Foto: Divulgação

A Coordenadoria Municipal da Terceira Idade (Comtid) da Prefeitura de São Caetano do Sul realizou diversas ações nesta quarta-feira (6/4), em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física. As atividades movimentaram mais de 500 associados dos cinco CISEs (Centros Integrados de Educação e Saúde) da cidade, em ações que tiveram parceria com as secretarias de Saúde e de Cultura. Atividade física é qualquer movimento corporal que provoque estímulos nos músculos e resulte em um gasto energético.

Lucila Lorenzini, coordenadora da Comtid, falou sobre as ações realizadas nos CISEs. “A atividade física estimula a memória e a coordenação motora dos idosos. Quando aliada ao convívio social com demais colegas, pode levar a uma melhora ou estabilização de certas doenças neurológicas, como Alzheimer e Parkinson. Essas ações são resultado do apoio da Prefeitura de São Caetano, da Secretaria de Saúde e da Comtid, que buscam sempre promover e oferecer opções variadas de atividade física  à pessoa idosa, agradando a todos os gostos”, comentou Lucila.

 

CISE

Uma das principais preocupações em São Caetano é com relação a políticas públicas voltadas à Terceira Idade, tanto que foi a primeira cidade do ABC a criar, há mais de uma década, uma Coordenadoria da Terceira Idade (Comtid).

São Caetano conta com cinco CISEs que têm, atualmente, mais de 27 mil pessoas acima de 50 anos inscritas. Num levantamento recente do IBGE, a cidade conta com 28.500 pessoas com mais de 60 anos.

Os CISEs são:  Moacyr Rodrigues (9.335 associados), no Bairro Santo Antônio; João Nicolau Braido (7.285 associados), no Bairro São José; Francisco Coriolano de Souza (2.846 associados), no Bairro Nova Gerty; João Castaldelli (7.532 associados), no Bairro Santa Paula, e Benedicto Djalma Castro (223 associados), no Bairro Prosperidade. O sexto CISE está em construção no Bairro Fundação.