Texto: Eliane Parmezani MTb 48.006/Secult PMSCS

Foto: Divulgação 

 

São Caetano do Sul completa 145 anos celebrando a vida. Entre os dias 28 e 31/7, o Espaço Verde Chico Mendes (Av. Fernando Simonsen, 566, Bairro Cerâmica) recebe a Festa de Aniversário da Cidade & Encontro Anual de Carros Antigos. A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura. A entrada é solidária: expositores de carros devem levar 2 kg de alimentos e o público contribui com 1 kg de alimento não perecível.

Na quinta-feira (28), dia do aniversário de São Caetano, Fábio Jr sobe ao palco às 20h30. No repertório, o cantor e compositor contempla grandes canções da carreira, como “Alma Gêmea”, “Só Você” e “Caça e Caçador”, que garantem todo o toque de romantismo ao show. Também estão no setlist músicas que fazem sucesso na voz de outros nomes da música, a exemplo de “Tente Outra Vez”, “Dias Melhores” e “Casinha Branca”.

A banda que o acompanha na turnê é formada por Amador Longhini no teclado e direção musical, Álvaro Gonçalves na guitarra e violão, Bruno Coppini no baixo, Gustavo Barros na guitarra, Pepa D’Elia na bateria e Aldo Gouveia e Ellis Negress nos vocais.

Na sexta-feira (29) às 21h, será a vez do conjunto Art Popular, com Leandro Lehart (voz, cavaco e violão), Ricardo Lima (voz e reco), Tcharlinho (voz, pandeiro), Malli (voz, tantan), Pimpolho (voz, rebolo) e Evandro Art (voz, repique de mão). 

No sábado (30) às 19h, a banda Porão 99 comemora 55 anos de estrada com Danton (guitarra), Oseas (voz) e Nelsinho (bateria), da primeira formação, acompanhados de Hélio Leite (baixo) e Jânio Santoni (teclado). No domingo (31), a partir das 20h30, o encerramento da festa fica com a cantora Luiza Possi e a Big Band Salada Mista da Fundação das Artes. 

Um dos mais antigos grupos em atividade na Fundação das Artes, a Big Band é formada por sopros (flautas, saxofones, trompetes e trombones) e “cozinha” (piano, guitarra, baixo e bateria). Dirigido pelo professor e maestro Ogair Júnior, o objetivo do organismo é desenvolver a música de câmara popular, no qual os alunos da FASCS têm a oportunidade de tocar em grupo em apresentações públicas e, assim, iniciarem-se profissionalmente.

 

Encontro Anual de Carros Antigos

Os festejos de aniversário terão ainda uma extensa programação cultural no parque considerado o cartão-postal da cidade (confira a programação completa abaixo). Além do Encontro Anual de Carros Antigos (das 9h às 18h), haverá shows musicais de artistas locais, atrações infantis, food trucks, estandes com réplicas em miniatura, peças automotivas, camisetas e acessórios, moda vintage, placas e decoração de trânsito, discos de vinil, itens artesanais e outros artigos colecionáveis personalizados, e mais opções para toda a família das 9h às 22h. 

São esperados cerca de 700 veículos antigos, nacionais e importados, hot rods, muscle cars e custom cars, e mais de 30 clubes de antigomobilismo participantes. Somente será permitida a entrada de expositores cadastrados (formulário de inscrição disponível até amanhã, 26/7, no link disponível na bio do Instagram @culturasaocaetano). 

Os participantes deverão levar os veículos e os alimentos não perecíveis ao parque Chico Mendes na quarta-feira (27/7), das 12h às 22h, com entrada pelo portão 1, e procurar a organização do evento. A permanência dos autos no local - até o domingo (31/7), às 18h - é obrigatória.

Durante os quatro dias de atrações (28, 29, 30 e 31/7), o estacionamento do ParkShoppingSãoCaetano vai funcionar também para atender a festa de 145 anos do município e o Encontro Anual de Carros Antigos. O shopping disponibilizará traslado entre a festa, no Espaço Verde Chico Mendes, e o estacionamento, que fica na Rua Alameda Terracota, 545, bairro Cerâmica.

 

Programação

Quinta-feira, 28/7

9h - 15h Rádio Vitrola (palco Fusca)

13h Big Bad Wolf (palco Fusca)

16h Cadillac 56 (palco Fusca)

19h Black Souls (palco Cadillac)

20h30 Fábio Júnior (palco Cadillac)

 

Sexta-feira, 29/7

9h - 17h Rádio Vitrola (palco Fusca)

13h - 17h Pintura facial “Rock Kids”, com Luana Belém

16h30 Destroyer - Kiss cover (palco Fusca)

18h Ciência de Chico - Um tributo a Chico Science e Nação Zumbi (palco Cadillac)

19h30 Samba do Caxinha (palco Cadillac)

21h Art Popular (palco Cadillac)

 

Sábado, 30/7

9h - 17h Rádio Vitrola (palco Fusca)

11h30 Ivan Luigi Show (palco Fusca)

13h Cracklin’ Groove (palco Fusca)

14h Mato Seco (palco Cadillac)

14h30 Sucursal Del Hell (palco Fusca)

15h30 Long Beach 64 - Charlie Brown Jr cover (palco Cadillac)

17h Blood Brother Project - Iron Maiden cover (palco Cadillac)

19h Porão 99 (palco Cadillac)

 

Domingo, 31/7

9h - 10h30 Rádio Vitrola (palco Fusca)

10h30 Loki Rock Trio (palco Fusca)

11h Literando Histórias, com Monique Pereira

12h Volim (palco Fusca)

12h30 Tulip Cantando Histórias, com Eli Luizaga 

A partir das 14h Pipoca Literária (itinerante), com Simone Ayres

14h Macaco Estrela (palco Cadillac)

15h Sirk (palco Fusca)

15h30 Rafael Duaity canta Cazuza (palco Cadillac)

17h Neural (palco Cadillac)

18h30 Tatá Alves (palco Cadillac)

20h30 Luiza Possi e Big Band Salada Mista da Fundação das Artes (palco Cadillac)

 

Acompanhe a programação cultural da cidade pelo site: cultura.saocaetanodosul.sp.gov.br ou pelo Instagram @culturasaocaetano.