Fotos: Divulgação/FPMSCS

 

Nesta terça-feira (08/11), às 19h, a Secretaria de Cultura e a Fundação Pró-Memória de São Caetano abrem a exposição “Palavra Pintada”, do artista plástico mauaense Dener de Sousa. A mostra traz pinturas criadas a partir de contos e poemas de diversos escritores da região. A visitação ocorre até 5 de dezembro, de segunda a sexta, das 8h às 17h, inaugurando o Anexo da Pinacoteca, novo espaço expositivo da Pró-Memória. A entrada é gratuita.

Dener de Sousa, 44 anos, artista de Mauá, diz que concebeu esta exposição em suas andanças por saraus na região do ABC. “Fui influenciado pelos versos e resolvi transformar em obras visuais o que eu ouvia. Convidei 12 poetas e poetisas a cederem suas palavras para a realização de minhas obras”, conta.

Sousa, de maneira sensível, deu forma às palavras, criando uma ponte entre texto e cores, sensações e cenários. Trata-se de uma verdadeira viagem entre as linguagens artísticas da pintura e da literatura. As 12 obras de “Palavra Pintada” já foram expostas na Pinacoteca Municipal de Mauá (2021) e Pinacoteca Municipal de São Bernardo (2022). 

 

FACHADA

Durante o período de visitação da mostra, São Caetano recebe outra obra de Dener de Sousa. É a instalação “Atraindo Olhares”, criada em 2016 e feita em esmalte sobre lona, que já pode ser vista na fachada da Fundação Pró Memória.

 

SERVIÇO

“Palavra Pintada” – exposição de Dener de Sousa

Abertura: 08/11/22, terça-feira, às 19h

Visitação: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Local: Anexo da Pinacoteca Municipal de São Caetano (Av. Dr. Augusto de Toledo, 255, Bairro Santa Paula, São Caetano do Sul)

Informações: 4223-4780

Entrada gratuita