Texto: Eliane Parmezani MTb 48.006/Secult PMSCS

Foto: Formatura de 2021. Regina Maria / Secult PMSCS 

 

Nesta sexta, sábado e domingo (25 a 27/11), ocorre a Solenidade de Formatura e Espetáculo de Bailado “Luzes, Câmera, Dança e Ação” das alunas do curso de ballet clássico da Escola Municipal de Bailado Laura Thomé, de São Caetano do Sul. O evento será no Teatro Santos Dumont, situado à Av. Goiás, 1.111, no Centro da cidade, em seis apresentações: dia 25 (sexta-feira), às 19h; 26 (sábado), às 16h e 19h; e 27 (domingo), às 10h, 15h30 e 18h30. A direção geral do espetáculo é de Sandra Amaral. Os ingressos estão esgotados em todas as sessões.

Haverá a apresentação de mais de 200 bailarinas e bailarino de 19 turmas do 1º ao 9º ano, de sete alunas do curso de Ballet Adaptado, além de performances dos grupos de dança Juvenil e Amador, formados por sete e oito alunas, respectivamente. As coreografias são das professoras Camila Veronesi, Cleonice Boareto, Daniela Betti, Elen Araujo, Tatiana Ciccacio, Valéria Savassa, do professor da oficina de Dança Contemporânea, Felipe Julio, e da diretora da instituição, Sandra Amaral.

Referência dentro e fora de São Caetano no ensino de Ballet Clássico, a Escola Municipal de Bailado Laura Thomé, localizada à rua João Ramalho, 100, no bairro Boa Vista, é vinculada à Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura. O curso tem a duração de nove anos. Inscrições para o ingresso de novos alunos serão abertas entre 5 e 8/12, via edital de chamamento público [informações pelo telefone (11) 4233-7672].

 

Escola Municipal de Bailado Laura Thomé

Sob a direção de Sandra Amaral e a coordenação pedagógica de Cláudia Hirota, a Escola Municipal de Bailado oferece aulas gratuitas a crianças e jovens da cidade desde 1966. Além das aulas teóricas e práticas da grade curricular, por meio de um projeto piloto, a escola vem proporcionando, desde o primeiro semestre de 2022, aulas extracurriculares optativas a todas as turmas, ministradas pelas professoras da instituição:

Dança Criativa, com aulas para turmas do 1º ao 3º ano; Garuda (consciência corporal direcionada para bailarinos) - 7º ao 9º ano; Pilates voltado para a dança- 5º ao 9º ano; e Anatomia na Dança - 3º ao 9º ano. Outra novidade são os Grupos de Dança, formados por alunos a convite das professoras: Juvenil (9 a 13 anos incompletos) e Amador (13 anos completos em diante).