Foto: Letícia Teixeira / PMSCS

 

A unidade da empresa Gerdau de São Caetano do Sul ganhou um pouco de verde na última sexta-feira (10/12).  A Escola Municipal de Ecologia de São Caetano do Sul montou um estande de exposição de plantas medicinais e um minhocário nessa tradicional empresa especializada na produção de aço. Também foi montada uma exposição de arte feita com materiais recicláveis e uma oficina para plantio de mudas.

“Faz parte da diretriz da empresa promover o tema da sustentabilidade entre seus funcionários”, explica a analista de meio ambiente da Gerdau Isabella Modelli de Brito, que convidou a equipe da Escola de Ecologia a participar dos eventos da Sipat, Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

As mudas de plantas como boldo, losna, malva, cana-do-brejo e poejo, entre outras espécies de ação medicinal, atraíram a atenção dos funcionários que passavam pelo estande.  “Em pequenos espaços como garrafas pet ou caixinhas de ovo é possível plantar mudas”, ensinava a diretora da Escola de Ecologia, Sonia Maria Montini.

O técnico de segurança Eric Passos Vieira foi um dos funcionários que fez questão de levar uma mudinha para casa: “Quero ensinar ao meu filho, desde bebê, a importância de conviver com a natureza”.

 

VISITAS AGENDADAS

A Escola Municipal de Ecologia atende empresas e escolas para a realização de exposições e oficinas, que podem ser ministradas no local ou no Parque Botânico, onde se situa a escola. Seguindo o calendário da rede municipal de ensino de São Caetano, a Escola de Ecologia entrará em recesso no próximo dia 23 de dezembro e voltará às atividades em fevereiro.

Mas quem quiser conhecer o belo espaço onde ela se situa pode fazer uma visita ao Parque Botânico, que continuará aberto durante o recesso escolar, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

A área verde com mais de 20 mil metros quadrados é ocupada por canteiros com diferentes tipos de plantas e um lago artificial com peixes. Em toda a extensão do Parque são encontradas cerca de 200 árvores nativas e exóticas, frutíferas, plantas ornamentais além de 8 mil mudas de arbustos e flores.

 

SERVIÇO

Parque Botânico e Escola de Ecologia Jânio da Silva Quadros

Local: Rua da Paz, 10, Bairro Mauá - Telefone: 4238-3027

Site: emec.scseduca.com.br

E-mail: escoladeecologia@saocaetanodosul.sp.gov.br ou escola.ecologia@scseduca.com.br