Foto: Divulgação

 

A EME (Escola Municipal de Ensino) Professora Alcina Dantas Feijão destacou-se em evento promovido pelo Programa Escolas Associadas da Unesco (PEA-Unesco), no último fim de semana (6 e 7/8), conquistando menção honrosa pela participação.  

O Fórum Juvenil PEA/UNESCO, realizado no Colégio Magno, em São Paulo, reuniu escolas públicas e particulares participantes do programa da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para a realização de debates que simulam os fóruns diplomáticos realizados na ONU. O objetivo foi promover o protagonismo juvenil e seu envolvimento em questões contemporâneas globais de forma alinhada aos objetivos da Unesco. Em 2022, os temas abordados foram Ação militar da Rússia na Ucrânia e as políticas de aceitação de refugiados.

Desde 2002, o Alcina é integrante da Unesco e tem participado dos eventos organizados pelo programa de escolas associadas. “É uma oportunidade muito rica de trocas de saberes e culturas. Além disso, a preparação para o fórum incentivou as participantes, alunas do terceiro ano do Ensino Médio, a pesquisarem atualidades da política internacional que certamente entrarão nos próximos vestibulares”, destacou a professora Silvana de Santis, coordenadora de eventos da escola.

Sob a orientação da professora Fátima Fernandes (Sociologia), as alunas exercitaram a capacidade de exposição e argumentação, que serão úteis no momento de defesa da monografia que realizam como trabalho de conclusão de curso.

O evento teve a participação das alunas Ana Sofia Peixoto Bolognese (integrando a equipe do Irã), Isadora Cremoneze Strada Deus (Estônia), Luana Reis Rama (Israel) e Luiza Marcondes Mello (França).

A aluna Luiza Marcondes Mello recebeu o título de delegada mais elegante, em decorrência de seu visual e postura. Já Luana Reis Rama recebeu a menção honrosa como delegada de Israel, pela precisão em suas colocações e pela coerência nas ideias apresentadas. Para Luana, a participação no evento foi um aprendizado para a vida. “Nunca tinha participado de um fórum e adorei a experiência, gosto muito de debater. Pretendo cursar Direito e a participação nesse debate já foi um treino para o trabalho de um advogado.”