Foto: Da esquerda para a direita, em primeiro plano: coordenadora Ticiana; estudantes Maria Gabriela, Roberto, Maria Clara, Lorena e Marina; diretora Juliana e professora Priscila. Em segundo plano, Fábio Cardoso, técnico em segurança do trabalho da Enel e Edson Martinho, diretor executivo da Abracopel (Crédito: Letícia Teixeira / PMSCS)

Dentre as dez melhores redações do país, enviadas por escolas públicas e particulares localizadas em todo o território nacional, duas são de estudantes da EMEF (Escola Municipal de Educação Infantil) Rosalvito Cobra, do Bairro Santa Maria, São Caetano do Sul. E cinco redações de alunos dessa escola municipal estão entre as 10 melhores de todo o Estado de São Paulo. Esse é o resultado do concurso promovido pela Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), em sua 10ª edição.

A premiação aconteceu na segunda-feira (8/11), no auditório da escola, em cerimônia limitada a estudantes premiados, familiares e equipe da escola. A diretora Juliana Brunhara, a coordenadora Ticiana Consolmagno Leone e a professora de Língua Portuguesa Priscila Kort Kamp, que também foi premiada pela organização do concurso, estiveram presentes.

Os alunos de São Caetano participaram da categoria Redação, que compreende as faixas etárias de 11 a 15 anos, sob o tema Eletricidade com Segurança. O concurso inclui as categorias Desenho (6 a 10 anos) e Vídeo (16 a 18 anos). No total, houve 2.112 inscritos de 202 escolas.

Lorena Puzzuoli, que conquistou o primeiro lugar na etapa estadual e o 5º na nacional, teve um motivo extra para comemorar: ela não foi a única ganhadora na casa da família Puzzuoli.  Lorena, Maria Clara e Roberto, irmãos trigêmeos, receberam medalhas por se classificarem entre os dez melhores da etapa regional (veja quadro abaixo).

“A Lorena foi um incentivo para os irmãos participarem do concurso neste ano”, disse a professora Priscila. No ano passado, ela obteve a 9ª colocação no nacional e a 2ª no estadual. Neste ano, além de melhorar sua classificação, ainda teve os irmãos premiados. “Os três sempre foram muito estudiosos”, diz, orgulhosa, a mãe Janaína Aparecida da Costa Puzzuoli, que é professora de Educação Infantil. “Em casa, sempre incentivei a leitura. Todo dia tem o horário da leitura antes de dormir.”

Lorena e a professora Priscila foram premiadas com tablet, troféu e certificado impresso. Os alunos vencedores das demais colocações receberam certificado e medalha de menção honrosa. E a escola também foi premiada com um certificado, em reconhecimento ao trabalho que resultou no ótimo desempenho de seus alunos.

Veja, a seguir, os vencedores da rede municipal de São Caetano:

ETAPA REGIONAL

Vencedora: Lorena Aparecida Puzzuoli