Foi aberta nesta segunda-feira (3/2) a Expo Educação 2020, evento que a Prefeitura de São Caetano realiza no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Dra. Zilda Arns. A iniciativa, inédita na cidade, tem o objetivo de apresentar à população os projetos desenvolvidos pela Secretaria de Educação (Seeduc) nas escolas da rede municipal de ensino.

Nesta exposição, a Seeduc está mostrando às famílias projetos e ações desenvolvidos nas escolas municipais e recebendo os dados bancários para a entrega do Auxílio Uniforme Escolar, que já começa a ser depositado na conta corrente dos pais ou responsáveis na próxima semana.

Pais e responsáveis dos cerca de 22 mil alunos matriculados nas escolas da rede municipal de ensino foram convidados a visitar a exposição. Na primeira manhã do evento, que segue até esta sexta-feira, cerca de mil pessoas já haviam visitado a exposição e feito a entrega dos dados.

CIRCUITO LÚDICO
A Expo Educação está montada em formato de circuito. Ao longo do percurso, os visitantes têm a oportunidade de conhecer 17 diferentes projetos e ações da Secretaria de Educação por meio de cartazes, instalações e vídeos.

Tesouro Literário, Palavra Cantada, Nutre&Ação, Almoço na Escola, aulas de robótica, laboratórios de ciências, utilização da plataforma Google for Education e entrega de chromebooks nas escolas são algumas das ações que a Secretaria de Educação está apresentando aos munícipes de forma lúdica e interativa.

A pequena Júlia, 5 anos, aluna da EMEI Inês dos Ramos, encantou-se com as comidinhas de brinquedo do stand que apresentava os projetos Almoço na Escola e Nutre&Ação. “Com o Almoço na Escola, minha filha começou a experimentar alguns alimentos que ela não comia em casa e passou a se alimentar melhor”, atesta Priscila Francisco, moradora do bairro Boa Vista e mãe da Júlia.

Já Angélica Azevedo, 6 anos, aluna do 1º ano da Emef Profa. Eda Mantoanelli, mostrou como as novas gerações têm facilidade em interagir com as novas tecnologias educacionais que a Prefeitura está implantando na rede municipal de ensino. A menina de 6 anos só precisou de uma breve orientação da professora Sílvia Valério, do Centro Digital, para começar a desenhar e escrever na nova lousa digital que passará a equipar as salas de aula de todas as escolas municipais.

E Maria Beatriz Barbosa, aluna do 4º ano da Emef Luiz Olinto Tortorello travou uma batalha de robôs com seu pai, Rodrigo, sob a supervisão do professor Rafael Moreira, do Centro Digital.

Durante todos os dias da exposição, professores e funcionários da Seeduc estarão se revezando para informar os visitantes sobre os projetos expostos e receber os dados bancários para o depósito do Auxílio Uniforme Escolar. Mas não é necessário estar matriculado em escola do município para visitar a exposição. O evento é aberto a público, com entrada franca.

Expo Educação 2020
Quando: de 3 a 7 de fevereiro, das 8h30 às 20h.
Onde: Cecape (Rua Tapajós, 300, Bairro Barcelona)