Foto: Letícia Teixeira/PMSCS 

Nesta sexta-feira (25/2), em Audiência Pública realizada na Câmara Municipal, o secretário de Fazenda apresentou os números relativos ao terceiro quadrimestre de 2021, em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal.

Na audiência realizada presencialmente e transmitida, também, pelas redes sociais da Câmara, o secretário fez um panorama macro de sua pasta, começando pelos números de execução orçamentária. “A Prefeitura manteve a aplicação recursos dentro dos limites estipulados por lei”, demonstrou.

O secretário apresentou, ainda, os números da dívida consolidada líquida, que compreende as operações de financiamento e refinanciamento realizadas pelo município para custear obras e serviços públicos. Segundo resolução federal, os municípios podem se endividar até o limite de 120% da sua receita corrente líquida. São Caetano apresenta uma porcentagem de endividamento de apenas 11,24%.

“Fechamos o ano com resultado positivo, mesmo durante o período de recessão provocada pela pandemia”, concluiu o secretário, colocando-se à disposição para as perguntas e considerações dos vereadores e munícipes.

Além de comentários sobre as contas de 2021, o secretário recebeu sugestões para o ano de 2022, como parcelamento de débitos de IPTU mais acessível para a população de baixa renda e maiores investimentos em sustentabilidade.

O titular da Fazenda também anunciou um futuro projeto para o mapeamento da situação de desemprego e custo de vida do município, contando com a parceria da Secretaria de Governo e de pesquisadores da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. “Temos dados defasados, precisamos mapear melhor o cenário para estabelecermos políticas públicas”, pontuou o secretário.

Elogiando seu antecessor e atual Secretário de Governo, o secretário de Fazenda expressou o privilégio e a responsabilidade por dar continuidade ao trabalho realizado. “Quando a régua é alta, a exigência é grande”, brincou. Quando você vem para uma cidade com esse porte e com essa qualidade de gestão, é grande o desafio. Mas gosto de trabalhar em equipe. E, junto com a equipe, espero fazer o melhor para São Caetano”, finalizou.