Foto: Ricardo Quiles / GCM / PMSCS

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado neste 8 de março, as Forças de Segurança de São Caetano formadas pelas Polícias Militar, Civil e apoio da GCM (Guarda Civil Municipal) iniciaram uma série de atividades em homenagem à data.

Na segunda-feira (7), a programação começou com um ciclo de palestras, no auditório do Saesa (Serviço de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental), que tiveram as presenças da delegada titular do município, Luciara de Cássia da Conceição Campos, e da delegada da DDM (Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher), Daniela Attab Del Nero. O objetivo foi capacitar agentes da segurança pública para prestar acolhimento, atendimento humanizado às vítimas de violência doméstica, filhos, bem como o autor da violência.

As palestras foram ministradas pela médica psiquiatra Flávia Ismael, doutora em ciências pela FMUSP, coordenadora de Saúde Mental de São Caetano e professora do curso de medicina da USCS, que abordou o perfil da vítima de violência doméstica. Jamila Jorge Ferrari, delegada de Polícia, coordenadora das Delegacias de Polícia de Defesa da Mulher de São Paulo, explanou sobre atendimento às vítimas de violência doméstica nas Delegacias de Polícia, e Erica Philippi, promotora de Justiça da Comarca de São Caetano, palestrou sobre Medidas Protetivas de Urgência. O subcomandante da GCM, Rogério Gonçalves Dourado, apresentou o projeto Patrulha Maria da Penha.

Participaram do evento o deputado estadual Thiago Auricchio, vereadores, o capitão Rodrigo Rocco Razuk Maluf, comandante da 3ª Cia do 6º BPM (Batalhão da Polícia Militar), o secretário de Segurança, Lourival dos Santos Silva, e o comandante da GCM, Douglas Bispo da Silva. Também estiveram presentes a GCM, policiais militares e civis, representantes da OAB (Plajam), CMPDM (Conselho Municipal de Proteção e Defesa da Mulher) e Promotoras Legais Populares.

O secretário de Segurança destacou a importância das palestras para prestar atendimento mais acolhedor e humanizado às vítimas de violência doméstica para que estas não sejam vitimizadas em seu atendimento por determinado servidor público. “O Projeto Patrulha Maria da Penha, que está em tratativas com a Administração Pública, obteve grande avanço para sua implantação nos próximos meses, uma vez que conta também com o apoio do Estado, por meio de emenda parlamentar indicada para o município pelo deputado estadual Thiago Auricchio, visando a compra de veículo para o projeto”, comentou o secretário Lourival.