Texto: Eliane Parmezani MTb 48.006/Secult PMSCS

Imagem: Divulgação / PMSCS

 

Na semana em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, as vozes femininas terão voz e vez no Fórum Tem Cultura, Tem Mulher. Lideranças políticas e feministas participarão de rodas de conversa em um debate aberto e participativo sobre temas como direitos e políticas públicas para mulheres, combate à violência de gênero e contra a discriminação social. A ação é parte do Mês da Cultura Feminina em São Caetano do Sul, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult). 

A atividade acontece entre os dias 08 e 12/03, sempre às 19h30, no Teatro Santos Dumont (Av. Goiás, 1.111, Bairro Santa Paula) A participação é gratuita e é indicada para pessoas a partir de 16 anos. 

 

08/03, terça-feira, 19h30: Deputado Estadual Thiago Auricchio e a Controladora-Geral de São Caetano do Sul, Estela Cristina Bonjardim - Código Paulista de Defesa da Mulher

09/03, quarta-feira, 19h30: Andréia Albertino e Coletivo Mulheres Por Mais Direitos - debate sobre relacionamento abusivo, autoconhecimento, superação e a importância da sororidade

10/03, quinta-feira, 19h30: Denise d’Paula e Hainra Asabi - a mulher negra na política e nos movimentos negro e feminista

11/03, sexta-feira, 19h30: Malú Salotti e Soninha Francine - os espaços legítimos de luta: por que se fala de políticas públicas para mulheres

12/03, sábado, 19h30: Nicole Aun e Paula Venâncio - conversa sobre o livro de autoria da Nicole que virou jogo: "Nomear para Combater”. Reflexões sobre o machismo e o patriarcado estrutural

 

Almoçarte

Abrindo os trabalhos no Dia Internacional da Mulher, artistas da cidade irão levar o melhor da MPB e atrações itinerantes ao Centro de São Caetano. A atividade “Almoçarte” terá início às 11h do dia 08/03 e segue até às 14h, com programação musical gratuita na Praça Cardeal Arcoverde, e intervenções artísticas na praça e pela Rua Santa Catarina. Além de homenagear as trabalhadoras, a ação representa um estímulo ao comércio local. O evento é livre para todas as idades.

Programação (sujeita a alterações)

 

Praça Cardeal Arcoverde

11h Gilberto Marques (voz e violão)

12h Ivany Barretto (voz) e maestro Ogair Júnior (piano)

13h Gilberto Marques

 

Itinerantes (Praça Cardeal Arcoverde e Rua Santa Catarina)

11h Mulheres: Divinas e Maravilhosas, com Luana Belém  - artistas que entrevistam e exaltam as presenças femininas no local

12h Personagens cosplay do “Cola no Aranha” - Mulher Maravilha e Minnie

 

Perfis dos debatedores

Andréia Albertino (@dhonaoficial) é advogada, trainer comportamental e especialista emocional. Coautora do livro “Mulheres Extraordinárias”, pela Editora Anjo.

Coletivo Mulheres por + Direitos (mulherespormaisdireitos.com.br): atuando em diferentes áreas, Bruna Biondi, Fernanda Gomes e Paula Aviles formam o mandato coletivo do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) na Câmara Municipal de São Caetano do Sul.

Denise d’Paula (@denisedpaula_) é cantora sul-sancaetanense, uma das principais vozes femininas do reggae. Tem três álbuns gravados: Farol na Escuridão, Real Situação e Filosofia Reggae (ao vivo).

Estela Cristina Bonjardim (@profa.estelabonjardim) é advogada, jornalista, doutora em Administração, mestre em Direito das Relações Sociais e professora da Universidade de São Caetano do Sul (USCS). Foi delegada de polícia e hoje exerce o cargo de Controladora Geral de São Caetano do Sul.

Hainra Asabi (@hainra_a) é mestra e professora de Sociologia, arquiteta, ativista dos movimentos negros de educação e LGBTQIA+. É a atual coordenadora do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP) subsede Santo André.

Malú Saloti (facebook.com/malu.saloti) é atriz, assistente social, pós-graduada em Políticas Públicas e Gestão de Projetos Sociais, com especialização em Políticas Públicas e Direitos para Mulheres. É sócia fundadora do Movimento Artístico para Transformação, Integrado pela Liberdade, Direitos e Entretenimento (Cia da M.A.T.I.L.D.E) em São Caetano do Sul.

Nicole Aun (@nicoleaun) é artista de teatro, diretora artística, roteirista de eventos corporativos, ativista feminista pelo Movimento Atreva-se. Autora do livro "Nomear para combater - uma tentativa de organizar a raiva para virar pensamento".

Paula Venâncio (@paula.venancio) é atriz, jornalista e mestra em Comunicação. Educadora da Fábrica de Cultura do Parque Belém e da Fábrica de Cultura 4.0 em São Bernardo, e supervisora de Cursos do Programa Fundação das Artes Mediotec. Sócia proprietária do Escritório de Ideias, onde desenvolve projetos de produção, cenografia e comunicação cultural.

Soninha Francine (@soninhafrancine_oficial). Em seu extenso currículo profissional, teve passagens pela MTV Brasil, TV Cultura e ESPN-Brasil como apresentadora, repórter, comentarista. Na carreira política, dentre outros cargos públicos, foi vereadora em São Paulo, subprefeita da Lapa e Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo. 

Thiago Auricchio (@thiagoauricchio_) é advogado de formação e deputado estadual pelo Partido Liberal (PL). Foi eleito para o seu primeiro mandato em 2018. Nascido em São Caetano, é filho do prefeito José Auricchio Júnior e de Denise Auricchio, presidente do Fundo Social de Solidariedade do município.

 

Mais informações podem ser obtidas por telefone: (11) 4233-8910 ou e-mail: cultura@saocaetanodosul.sp.gov.br. Acompanhe a programação cultural da cidade pelo site: cultura.saocaetanodosul.sp.gov.br.